Comissão de Ética decide pela cassação do mandato de Murilo Piatti

por Comunicação publicado 25/04/2022 15h30, última modificação 10/06/2022 11h54

A Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Votorantim decidiu, em reunião realizada nesta segunda-feira (25), pela cassação do mandato do vereador Murilo Piatti (PSDB).

Quatro dos cinco parlamentares que compõem o grupo concordaram com o parecer apresentado pelo relator Pastor Lilo (União Brasil): Cesar Silva (Cidadania), presidente da Comissão; os membros Cirineu Barbosa (PMN) e Thiago Schiming (PSDB) e o próprio relator, votaram a favor da cassação de Murilo, apenas Gaguinho (PTB), decidiu por abdicar o seu voto.

Logo após o final da reunião, os membros da Comissão entregaram o relatório final para o presidente da Câmara Municipal, vereador José Claudio Pereira “Zelão” (PT), para que ele possa dar sequência aos trâmites do processo de cassação.

De acordo com o Capítulo IV, do Regimento Interno da Câmara Municipal, que trata da perda de mandato, após receber a representação, o presidente da Câmara deve notificar o vereador para que ele apresente sua defesa no prazo de 30 dias.

Após apresentação da defesa, ou decorrido o prazo, o processo será encaminhado à Comissão de Justiça para apurar o motivo que fundamentou a representação, assegurado ao vereador ampla defesa. Terminado o processo a Comissão de Justiça votará um parecer, devolvendo-o à Mesa Diretora. Caberá então, ao Plenário decidir sobre a perda ou não do mandato, em votação aberta, com votos de pelo menos 2/3 dos membros do Legislativo.

O relatório

De acordo com o relatório final, o vereador Murilo Piatti “(...) brincou com o tempo de cada vereador membro desta comissão, desrespeitou o presidente do legislativo, José Claudio Pereira “Zelão”, quando enviou um áudio à rádio no meio de uma entrevista concedida pelo presidente, e insistentemente dizendo estar tudo resolvido, quando não estava; zombou da seriedade e idoneidade desta Casa de Leis, quando demonstrou claramente seu desinteresse não nomeando um advogado como representante legal para acompanhar toda a instrução do processo, e tão pouco se preocupou em tirar cópia dos autos para ter o mínimo de conhecimento de tudo que estava ocorrendo para formular a sua defesa; fez afirmações inverídicas em tribuna, dizendo que a data de férias do assessor David Leandro de Souza não era aquela que estava oficialmente assinada por ele no RH da Câmara Municipal; colocou à prova o caráter e profissionalismo de cada servidor do RH desta casa, faltando com a verdade e fazendo afirmações sobre “ acordos” que nunca aconteceram; colocou à prova a seriedade do mandato do Gestor desta casa e de todo trabalho realizado pela Mesa Diretora, colocando em dúvida a lisura e ética de toda direção do Legislativo ao entregar o relatório de frequência sem assinatura do seu assessor e permitir que tudo acontecesse como se estivesse dentro da mais tranquila normalidade. Naturalmente se não viesse à tona, o assessor David Leandro, estaria provavelmente recebendo seu salário por mais algum tempo causando dano ao erário e desmoralizando a imagem do legislativo”.

Ao longo do documento, o relator cita que Murilo “não soube honrar os votos de centenas de votorantinenses que confiaram em suas palavras, pessoas que colocaram a suas expectativas em um jovem vereador que poderia propor uma nova forma de fazer política e em troca receberam do vereador Murilo Piatti a irresponsabilidade, e desatenção em relação a tudo que ele pregava em seus vídeos em campanha eleitoral (...).

Na conclusão, são citados pontos importantes que justificam a cassação do vereador:

“(...) f) atuar de maneira negligente ou deixar de agir com diligência e probidade no desempenho de funções administrativas para as quais for designado, durante o mandato em decorrência do mesmo;

g) comportar-se de maneira reprovável nas relações sociais, bem como, praticar atos ou pronunciamentos perante a sociedade, que sejam atentatórios às normas da moralidade e da boa conduta, de maneira a expor negativamente sua própria imagem e a do Poder Legislativo.

II - quanto ao respeito à verdade:

b) deixar de zelar pela total transparência das decisões e atividades da Câmara ou dos Vereadores no exercício dos seus mandatos;

c) deixar de comunicar e denunciar, através da tribuna da câmara ou por outras formas condizentes com a lei, todo e qualquer ato ilícito penal ou administrativo, ocorrido no âmbito da administração pública, e que tenha tido conhecimento consubstanciados em indícios de relevantes fundamentações, bem como casos de inobservância deste código.

III - quanto ao respeito aos recursos públicos:

a)Deixar de zelar, com responsabilidade, pela proteção e defesa do patrimônio publico e dos recursos públicos.

Diante de todo o exposto, pela inobservância das normas regimentais e pela reincidência das infrações, conforme Cap. V, art. 10, inciso IV - DO PROCESSO  DISCIPLINAR, da resolução N°2/2012 é que decido pela  abertura  de processo de cassação e perda do mandato do vereador Murilo Lima Piatti  e que seja encaminhado para deliberação do plenário.”

Você também pode se interessar por:

Vereadores aprovam requerimento que pede abertura de nova Comissão de Ética contra o vereador Murilo Piatti (PSDB)

Câmara abre comissão para apurar caso das férias do assessor de Murilo Piatti

Comissão ouve presidente da Câmara e coordenador de RH

Nova Comissão em desfavor de Murilo Piatti inicia seus trabalhos

Murilo Piatti não comparece para oitiva em Comissão de Ética

Comissão de Ética analisa novas formas de convocar Murilo Piatti: vereador não comparece novamente para oitiva

Pela quarta vez, Murilo Piatti não comparece à oitiva de Comissão de Ética

Murilo Piatti encaminha respostas para Comissão de Ética

Comissão de Ética que apura férias irregulares de ex-assessor entregará relatório final na segunda-feira