Pela quarta vez, Murilo Piatti não comparece à oitiva de Comissão de Ética

por Comunicação publicado 07/04/2022 10h54, última modificação 07/04/2022 10h54
Comissão decide abrir prazo para defesa do vereador

O vereador afastado Murilo Piatti (PSDB) não compareceu novamente para oitiva agendada pela Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Votorantim aberta com o intuito de apurar relatos de irregularidade envolvendo o nome de seu ex-Assessor Parlamentar, David Leandro de Souza.

Após três tentativas de localização, sem sucesso, Murilo tomou ciência da reunião na sexta-feira, dia 01 de abril, por volta das 16 horas, nas dependências de uma rádio da cidade na qual tem um programa semanal, pelos assessores do presidente da Comissão, Cesar Silva e na ocasião assinou o ofício com a convocação para oitiva.

“Todo o prazo foi dado, tivemos a primeira, a segunda e a terceira convocação. Utilizamos redes sociais, e-mails pessoal e institucional, telefone, cartas registradas e sem sucesso. Hoje, após o vereador receber a sua quarta convocação e assinar o recebimento do ofício requisitando a sua presença nesta comissão, aguardamos mais de uma hora a sua presença. O vereador não demonstrou qualquer interesse em analisar os autos, que estão aqui a sua disposição, não nomeou um representante para sua defesa. Nós temos que dar sequência aos trabalhos e seguir com este processo”, afirmou Cesar.

Os membros da comissão Cirineu Barbosa (PMN), Thiago Shciming (PSDB), juntamente com Cesar Silva (Cidadania), presidente, e o relator, Pastor Lilo (União Brasil) decidiram protocolar as perguntas que seriam feitas ao vereador e ao assessor e abrir o prazo para ampla defesa do parlamentar.

Para Thiago Schimming (PSDB), “fica claro que o não comparecimento do vereador à mais uma reunião é uma estratégia para atrapalhar e atrasar os trabalhos desta comissão. Por isso, quero protocolar nos autos deste processo, a resposta dada pelo vereador em suas redes sociais afirmando que no momento oportuno ele viria e que era seu direito não comparecer.”

Todos os membros concordaram então, em abrir o prazo para ampla defesa do vereador e anexaram ao processo os questionamentos que seriam feitos a Murilo Piatti durante a oitiva.

“Estamos abrindo o prazo de mais de 10 dias corridos para que Murilo possa apresentar sua ampla defesa, preservando assim o seu direito. Iremos encaminhar todas as perguntas para o vereador e para o assessor, e após esse prazo, já iremos apresentar o relatório para votação já que este é um processo de interesse público, a população aguarda respostas sobre o que de fato ocorreu com relação ao assessor do vereador”, afirmou o relator da comissão Pastor Lilo (União Brasil).

Sendo assim, a próxima reunião da Comissão deve ocorrer na segunda-feira, 18 de abril, às 10 horas.

Investigação

Após denúncia de que o então Assessor do vereador Murilo Piatti, David Leandro de Souza, estaria em Portugal, enquanto deveria estar exercendo suas funções na Câmara Municipal, e que recebeu mesmo sem estar trabalhando, o vereador Rogério Lima (PP) apresentou o requerimento de nº 026/22, durante a 3ª Sessão Ordinária, realizada no dia 15 de fevereiro, solicitando abertura de Comissão de Ética e Decoro Parlamentar para apuração dos fatos.

Desde a abertura da comissão, Murilo foi notificado por três vezes, porém, não compareceu às oitivas. O vereador encontra-se hoje com seu mandato suspenso por 60 dias, com seu salário também bloqueado pelo tempo proporcional aos dias parados, após o relatório final da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar instaurada com o objetivo de apurar seus gastos em viagem a São Paulo.