Emendas Impositivas

por Comunicação publicado 19/12/2025 15h45, última modificação 19/12/2025 15h45

O QUE É A EMENDA INDIVIDUAL PARLAMENTAR IMPOSITIVA?

Parte do orçamento municipal é reservada para que os vereadores indiquem onde os recursos públicos devem ser aplicados. Essas indicações são chamadas de emendas parlamentares e permitem que cada vereador proponha ajustes ao orçamento anual (Projeto de Lei Orçamentária Anual - LOA), direcionando recursos para projetos, obras ou serviços considerados prioritários para atender às demandas da população.

No Município de Votorantim, a Lei Orgânica Municipal estabelece que essas emendas possuem caráter impositivo, sendo denominadas emendas individuais parlamentares impositivas. Isso significa que, uma vez aprovadas, o Poder Executivo fica legalmente obrigado a executá-las, desde que respeitados os limites e as normas legais aplicáveis.

As emendas individuais parlamentares impositivas ao Projeto de Lei Orçamentária Anual são aprovadas até o limite de 2% (dois por cento) da Receita Corrente Líquida do exercício anterior ao do encaminhamento do projeto orçamentário. Em nosso município, esse valor é dividido igualmente entre os 11 vereadores, possibilitando que cada um apresente suas indicações.

 

DESTINAÇÃO DOS RECURSOS

Há uma regra importante a ser observada: 50% do valor das emendas individuais parlamentares impositivas deve ser obrigatoriamente destinado à área da saúde. A outra metade pode ser aplicada em diferentes áreas das políticas públicas, como educação, esporte, cultura, assistência social, meio ambiente, entre outras, desde que observadas as normas que regem o orçamento público municipal.

Além disso, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), por meio do Comunicado SDG nº 28/2025, destaca que, para serem válidas, as emendas devem estar em consonância com o planejamento global do município, especialmente com o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e os planos setoriais, bem como respeitar os limites fiscais, de modo a não comprometer a saúde financeira do Município.

Abaixo você confere como cada vereador de Votorantim destinou sua emenda. Elas foram votadas e aprovadas em 2025 e serão executadas no orçamento municipal em 2026:


VEREADOR(A)EMENDA (LINK)
Daniel da Farmácia Consulte aqui
Diego da Padaria Consulte aqui
Fernando Fernandes Consulte aqui
José Antônio de Oliveira "Gaguinho" Consulte aqui
Lú Ferrari Consulte aqui
Pr. Dr. Luiz Carlos Consulte aqui
Professor Luciano da Camps Consulte aqui
Roberto França Consulte aqui
Rodrigo Kriguer Consulte aqui
Rogério Lima Consulte aqui
Ronaldo Camargo Consulte aqui

 

Você também pode consultar uma planilha contendo os dados consolidados. Clique aqui!