Comissão ouve presidente da Câmara e coordenador de RH

por Comunicação publicado 24/03/2022 10h15, última modificação 24/03/2022 10h15
A próxima reunião deve ocorrer na segunda-feira, dia 28 de março, às 10h, para ouvir o vereador afastado, Murilo Piatti
Comissão ouve presidente da Câmara e coordenador de RH

O presidente da Câmara, vereador Zelão (PT), foi ouvido pelos membros da comissão

Na manhã desta quarta-feira (23/03), os membros da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar em desfavor ao vereador Murilo Piatti (PSDB), aberta com o intuito de apurar relatos de irregularidade envolvendo o nome do ex-Assessor Parlamentar, David Leandro de Souza, se reuniram para ouvir o Coordenador do setor de Recursos Humanos, Rogério Dias Prestes e o presidente da Câmara Municipal, José Cláudio Pereira, Zelão (PT).

Estiveram presentes o presidente da Comissão, Cesar Silva (CIDADANIA); o relator, Pastor Lilo (União Brasil) e os demais membros Cirineu Barbosa (PMN) e Thiago Schiming (PSDB). O vereador Gaguinho (PTB) foi notificado, porém não compareceu e nem apresentou justificativa para sua ausência

Após a leitura da Ata da reunião realizada em 22 de março de 2022, o presidente da comissão, vereador Cesar Silva (CIDADANIA), iniciou os questionamentos ao Coordenador do RH da Câmara, Rogério Dias Prestes.

Rogério narrou todos os fatos desde a denúncia de que o assessor estaria em viagem à Portugal quando deveria estar cumprindo expediente na Câmara. “Nós recebemos o relatório de frequência do gabinete do vereador, que deveria ter sido entregue no dia 30 de janeiro, apenas em 8 de fevereiro, após a Sessão e, mesmo assim, o documento chegou sem assinatura do assessor ou qualquer observação do vereador. Recebemos um relatório em branco assinado apenas pelo vereador Murilo”, explicou.

O coordenador do RH negou as declarações de Piatti dizendo que toda a tratativa das férias serem assinadas em uma data e retiradas em outra tivesse sido orientação sua. “O vereador faltou com a verdade nesta afirmação. Nós não podemos fazer nada sem o documento assinado por todas as partes e autorizado pelo presidente da Casa para podermos fazer a solicitação de pagamento ao Setor de Contabilidade para que faça a movimentação bancária. Não é possível fazer nada que não seja devidamente documentado”, justificou.

Rogério esclareceu outros questionamentos dos vereadores e ficou de enviar aos membros da Comissão, por escrito, algumas respostas já que não saberia precisar datas exatas da entrega de alguns documentos.

Oitiva do presidente da Câmara Municipal

O presidente da Câmara Municipal de Votorantim, vereador José Cláudio Pereira Zelão, compareceu à reunião da comissão, e falou aos vereadores sobre todo o processo aberto após a denúncia. “O vereador falou em um áudio que já havia exonerado o assessor, mas eu como presidente da Casa, ainda não havia nem recebido essa solicitação. Ele deu entrevistas e em cada uma falou datas e informações diferentes. Isso é muito chato pois coloca todos em descrédito”, afirmou Zelão.

O presidente confirmou que Murilo queria devolver os valores pagos ao assessor após ver a confirmação dos depósitos feitos pela Câmara e afirmou que já foi aberto um processo interno para a devolução desses valores. “Este é um processo um pouco demorado pois precisa ser feito todo o trâmite para que o dinheiro seja pago para a Prefeitura.”, explicou.

O chefe do Legislativo se comprometeu a encaminhar à comissão todo o encaminhamento do processo, assim como a datas exata em que recebeu a solicitação de exoneração do assessor parlamentar.

Próximos passos

Ao final das oitivas, Cesar Silva falou sobre os próximos passos da Comissão. “Teremos este final de semana para analisar os documentos que iremos receber do Presidente desta Casa de Leis e do RH para podermos levantar todas as informações necessárias para dar sequência aos trabalhos. Estaremos encaminhado todas as cópias dos documentos para todos os membros desta comissão e com isso, convocaremos, ainda hoje Murilo Piatti para ser ouvido”, informou.

Sendo assim, a próxima reunião da comissão deve ocorrer na segunda-feira, dia 28 de março, às 10h, para ouvir o vereador afastado, Murilo Piatti.