Comissão de Ética analisa novas formas de convocar Murilo Piatti: vereador não comparece novamente para oitiva

por Comunicação publicado 30/03/2022 17h06, última modificação 30/03/2022 17h06

Os vereadores da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Votorantim em desfavor ao vereador Murilo Piatti (PSDB), aberta com o intuito de apurar relatos de irregularidade envolvendo o nome do ex-Assessor Parlamentar, David Leandro de Souza, estiveram reunidos novamente nesta terça-feira (29/03), após a 9ª Sessão Ordinária, aguardando a presença do vereador afastado, que mais uma vez, não compareceu à reunião.

Os membros da comissão Cirineu Barbosa (PMN), Gaguinho (PTB) e Thiago Shciming (PSDB), juntamente com Cesar Silva (Cidadania) presidente e o relator, Pastor Lilo (União Brasil) decidiram após cerca de 20 minutos, solicitar apoio da Mesa Diretora da Câmara Municipal, suporte para que o vereador possa ser devidamente notificado e assim os trabalhos da comissão não sejam prejudicados.

“Era de suma importância termos a presença dele aqui no dia de hoje para que ele pudesse prestar os devidos esclarecimentos e manifestar suas palavras em relação a este processo administrativo que culminou na abertura desta Comissão de Ética e Decoro Parlamentar”, explicou Cesar.

Sendo assim, os parlamentares decidiram dar um prazo maior para que o vereador tenha tempo hábil para participar da oitiva, por isso, logo após o término da reunião, a assessoria do presidente da comissão Cesar Silva, já providenciou novo ofício convocando o parlamentar para comparecer na sexta-feira, dia 1 de abril, às 11h, na Câmara Municipal.

Dificuldades de comunicação

Mesmo após inúmeras tentativas de contato por meios eletrônicos como e-mail, mensagens via whatsapp e telefonemas, a comissão tem encontrado dificuldade para acionar o vereador uma vez que ele agendou data e horário para receber a notificação, porém não esteve presente no local combinado. Outro ponto comentado durante a reunião foi o fato de o endereço de Murilo Piatti não estar atualizado no Setor de Recursos Humanos da Câmara.

“Não temos o endereço atualizado do vereador no RH e isso tem dificultado nosso contato. Conseguimos um endereço, porém, sem o CEP o que dificulta também o envio de carta com Aviso de Recebimento (AR), porém seguiremos na tentativa de que o vereador compareça e aproveite a oportunidade de se manifestar aqui e não para a imprensa”, disse Cesar.

É importante lembrar que é dever do vereador ou servidor da Câmara Municipal, informar ao RH sobre qualquer alteração significativa em seus dados pessoais como mudança de endereço, telefone de contato etc.

Na sexta-feira, além de ouvir Piatti, os membros da comissão devem também discutir quais duvidas ainda restam em relação à toda documentação já anexa ao processo.

Investigação

Esta é a segunda Comissão de Ética e Decoro Parlamentar aberta em desfavor do vereador Murilo Piatti (PSDB). A primeira delas foi aberta com o intuito de investigar os gastos de Murilo em viagem à São Paulo e resultou em sua suspensão pelo período de 60 dias com o bloqueio do salário relativo ao período parado.

Já o novo processo administrativo que resultou na abertura da Comissão teve início após denúncia realizada no dia 08 de fevereiro, pelo vereador Pastor Lilo, mostrando postagens nas redes sociais do então Assessor Parlamentar, David Leandro de Souza, afirmando que estaria na Europa, enquanto deveria estar exercendo suas funções na Câmara Municipal, e que o mesmo teria recebido  mesmo sem estar trabalhando.