Nova Comissão em desfavor de Murilo Piatti inicia seus trabalhos

por Comunicação publicado 24/03/2022 10h05, última modificação 24/03/2022 10h05
Rogério Dias Prestes, Coordenador do Setor de Recursos Humanos da Câmara Municipal e o Presidente do Legislativo, vereador Zelão (PT) serão os primeiros a serem ouvidos

Os vereadores membros da Comissão Permanente de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Votorantim aberta com intuito de apurar relatos de irregularidade que envolvem o nome do ex-Assessor Parlamentar do vereador afastado, Murilo Piatti, David Leandro de Souza, se reuniram na manhã desta terça-feira, logo após a 8ª Sessão Ordinária para dar início aos seus trabalhos.

Estiveram presentes os vereadores Cesar Silva (CIDADANIA), presidente da Comissão; Pastor Lilo (União), relator; e os vereadores Cirineu Barbosa (PMN) e Thiago Schiming (PSDB), membros da comissão. Rogério de Lima (PP), como foi o propositor da abertura da Comissão, participou apenas como ouvinte do encontro. O vereador Gaguinho (PTB), recebeu convocação, porém, não participou da reunião e nem justificou sua ausência.

Agilidade nos trabalhos

Como forma de dar agilidade os trabalhos, Cesar Silva distribui aos vereadores presentes, impressos de matérias divulgadas sobre o caso e a transcrição de algumas entrevistas concedidas por Murilo Piatti sobre a denúncia de que o Assessor Parlamentar, David Leandro de Souza, estaria em Portugal, enquanto deveria estar exercendo suas funções na Câmara Municipal, e ainda, que o mesmo recebeu seu salário sem estar trabalhando.

“Como no próximo mês teremos dois feriados que certamente comprometerão nosso tempo hábil para apuração dos fatos, minha assessoria já trouxe para todos o que foi divulgado até o momento em jornais da cidade e da região e também o que disse o vereador Murilo quando questionado sobre o caso”, explicou Cesar Silva.

Sendo assim, após discussão, os membros decidiram convocar Rogério Dias Prestes, Coordenador do Setor de Recursos Humanos da Câmara Municipal e o Presidente do Legislativo, vereador Zelão (PT) para serem os primeiros a serem ouvidos pela comissão uma vez que são partes diretamente envolvidas no ocorrido. Os dois devem ser ouvidos ainda nesta quarta-feira (23), às 10h da manhã e às 11h, respectivamente.

O caso

Durante a 2ª Sessão Ordinária, realizada no dia 08 de fevereiro, o vereador Pastor Lilo, questionou o vereador Murilo Piatti sobre o seu Assessor, David Leandro de Souza, mostrando postagem do mesmo afirmando que estaria em Portugal, enquanto deveria estar exercendo suas funções na Câmara Municipal, e que o mesmo recebeu seu salário mesmo sem estar trabalhando.

No dia 15 de fevereiro, durante a 3ª Sessão Ordinária, o vereador Rogério Lima apresentou o requerimento de nº 026/22, solicitando à Mesa Diretora, que os fatos relatados pelo vereador Pastor Lilo (DEM), durante a 2ª Sessão Ordinária, em desfavor ao vereador Murilo Piatti, fossem analisados pela Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal, nos termos da Resolução 02/12, de 03 de abril de 2012.

O documento passou então pela apreciação do Jurídico da Casa de Leis que no dia 17 de fevereiro de 2022, apresentou o seu parecer pela viabilidade de submissão do requerimento dos parlamentares à Comissão Permanente de Ética e Decoro Parlamentar.

Murilo encontra-se hoje com seu mandato suspenso por 60 dias, com seu salário também bloqueado pelo tempo proporcional aos dias parados, após o relatório final da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar instaurada com o objetivo de apurar seus gastos em viagem a São Paulo, concluir que o vereador faltou com a verdade, desrespeitou o trabalho dos colegas vereadores.