Vereadores Thiago Schiming e Luciano Silva cobram ações públicas contra o bullying

por Comunicação publicado 11/09/2023 08h47, última modificação 11/09/2023 08h47
30ª Sessão Ordinária da 3ª Sessão Legislativa da 14ª Legislatura - 05/09/2023

Os vereadores Thiago Schiming (PSDB) e Luciano Silva (Podemos) – ambos professores – cobram da Prefeitura ações efetivas contra a prática do bullying no âmbito da Rede Pública de Ensino de Votorantim.
Por meio de requerimento, aprovado durante a 30ª Sessão da Câmara Municipal, realizada nesta terça-feira (5), os parlamentares questionaram a Prefeitura e a Diretoria de Ensino sobre a realização de campanhas permanentes contra o bullying nas escolas públicas, envolvendo alunos e os profissionais da área da Educação.
Thiago Schiming, que preside o Legislativo, destacou que muitas crianças e adolescentes sofrem diversos medos, inseguranças e outros vários problemas psicológicos, alguns deles decorrentes de bullying no ambiente escolar, e assim, precisa de ajuda. “Entre as formas de auxiliar está a prevenção, por meio de campanhas permanentes, na identificação das ocorrências, como também, na tomada das providências pertinentes, a cada caso, para não se tornar conivente e nem contribuir com a continuidade desse tipo padrão de agressão”, disse o parlamentar.
Por sua vez, Luciano Silva, lembrou que o bullying pode ser físico, verbal e psicológico. “As vítimas são intimidadas, expostas e até mesmo ridicularizadas por apelidos pejorativos, e, sofrem com situações de agressão baseadas em suas características físicas, seus hábitos, sua sexualidade e seu modo de ser”.
Os parlamentares relataram um caso de bullying na Escola Estadual “Profª Alice Rolim de Moura Holtz”, no Jardim São Lucas, há um caso específico de bullying, enfrentado por um menino de 13 anos. Seus pais tentam há um ano a sua transferência para outra escola, porém sem sucesso.
No requerimento, os vereadores Thiago Schiming e Luciano Silva pedem providências e indagam, com base nas Leis Municipais n.º 2217, de 9 de junho de 2011 e nº 2746, de 11 de dezembro de 2019, se a rede municipal de ensino realiza campanhas permanentes contra o bullying nas escolas e quais ações a Diretoria de Ensino está realizando como medidas de proteção e amparo às vítimas nas escolas da Rede Estadual de Ensino de Votorantim.
Os parlamentares perguntam, ainda, se há levantamento dos números de casos de bullying denunciados em Votorantim nos últimos três anos.