Vereadores recebem secretária da Saúde para esclarecimentos

por Assessoria de Comunicação publicado 12/03/2020 14h16, última modificação 12/03/2020 14h16

Aconteceu na manhã desta quinta-feira (12), no plenário da Câmara Municipal, uma reunião entre a nova secretária da Saúde de Votorantim, Rosicler Belanga Gimenez Massa, e sua equipe, com parlamentares e assessores para esclarecimentos sobre as ações e estratégias adotadas pela pasta no sentido de conter o avanço dos casos de dengue e de um possível caso de coronavírus no município.

Os vereadores presentes Bruno Martins (DEM), Heber de Almeida (PDT), Pr. Dr. Luiz Carlos (PSL), Ita (Cidadania) e Zelão (PT) e assessores dos parlamentares Alfredo Pissinato (Cidadania), Gaguinho (DEM), Luciano Silva (DEM) e Mauro do Materiais (PTB) fizeram questionamentos à secretária sobre o que tem sido realizado efetivamente e como os vereadores podem contribuir.

“Até o final de fevereiro, tivemos 8 casos confirmado e até segunda-feira (9) agora, tínhamos 30 casos confirmados. Por isso, no momento, estamos intensificando ações nos bairros Tatiana e Vossoroca que apresentaram o maior número de casos. Além disso, temos atuado diretamente com a secretaria de serviços públicos (SESP), incentivando a limpeza de espaços públicos, contratamos carro de som que vai passar nos bairros para conscientização da população. Com relação a distribuição de repelentes, não temos esse gasto programado em nosso orçamento e por isso não tem sido realizado, apenas gestantes em período pré-natal recebem repelente. Temos conhecimento também, que serão contratados mais 10 agentes de fiscalização para intensificação da repressão ao descarte incorreto de entulhos”, explicou a secretária.

Segundo Rosicler, os profissionais da Vigilância Sanitária pedem atenção especial aos cuidados entre os meses de fevereiro até abril pois, este é o período de maior reprodução do mosquito e por isso, pede a ajuda da população para diminuição dos pontos de foco com acúmulo de água parada.

Coronavírus

A secretária esteve recentemente representando Votorantim em encontro com o governador João Doria para tratar sobre ações de contenção ao avanço do coronavírus e já traçou, juntamente com outras secretarias, uma estratégia de contingência nas unidades de saúde do município.

“Fomos procurados para uma matéria sobre o avanço do coronavírus na região e a repórter nos contou que somos a única cidade que já tem um plano de contingência. Já estamos formalizando a compra de equipamento de segurança, como máscaras para que os funcionários da saúde possam se proteger e para que seja realizado o protocolo dentro das UBS e se necessário, nas UPA’s. Todos os funcionários receberam treinamento com um infectologista sobre os procedimentos corretos em caso de suspeita de contágio. Já entramos em contato com o secretário de Educação para que residentes de medicina estejam indo até as escolas com intuito de esclarecer os alunos sobre formas de prevenção e que eles também possam passar essas informações para familiares e amigos. Estamos seguindo todas as orientações do Ministério da Saúde, realizando ações educativas e preventivas e nos preparando. Espero que não seja necessário, mas, caso seja, estamos preparados para agir”, afirmou Rosicler.