Vereador Zelão quer saber como está o estudo para regularização de imóveis em áreas do Grupo Votorantim

por Comunicação publicado 09/11/2023 10h18, última modificação 09/11/2023 10h18
39ª Sessão Ordinária da 3ª Sessão Legislativa da 14ª Legislatura - 07/11/2023

A regularização de imóveis em determinadas regiões de Votorantim está sendo trabalhada pela administração Municipal como uma das suas prioridades, pois com a documentação em mãos, os moradores conquistam inúmeros benefícios sociais.

O vereador José Cláudio Pereira, o “Zelão” apoia esta política de valorização dos imóveis e da consequente dignidade proporcionada aos proprietários de residências nos bairros beneficiados, tanto que tem participado junto ao Executivo Municipal da entrega de escrituras em vários bairros da cidade.

O trabalho do vereador neste sentido já existe há alguns anos, inclusive, em 2022, procurado por moradores dos , que esperam pela regularização, esteve em reunião com representantes do Grupo Votorantim e da empresa ReNascer - Reassentamento e Desenvolvimento Humano, responsável por reassentar essas famílias.

bairros Santo Antônio, Colinas Santa Mônica, Barra Funda e Fornazari (Cubatão)

Durante os encontros que aconteceram no bairro Santo Antônio, foram tratados e repassados aos moradores presentes, informações de como seriam os trâmites até o processo final de regularização, e que as famílias das áreas de risco e irregulares seriam realocadas em novas áreas propostas pelo Grupo Votorantim.

Porém, com o passar do tempo, e a falta de informações por parte do Grupo Votorantim e da Renascer, o vereador Zelão protocolou um requerimento (042/23), no início deste ano, cobrando uma posição concreta. Em resposta, a Prefeitura Municipal informou que ainda aguardava um retorno do Grupo Votorantim, com informações sobre o processo final de regularização.

Entretanto, como nada parece ter avançado até agora, pelo menos no sentido de novos elementos sobre o andamento dos estudos e impactos naqueles bairros, e com novos conflitos informados pelos moradores, que sofrem diariamente com as fortes chuvas rentes, que tem gerado alagamentos e outras problemas, Zelão protocolou um novo requerimento (268/23), que foi discutido e aprovado por unanimidade na sessão da Câmara da última terça-feira (07/11), questionando o Grupo Votorantim, se a Renascer já terminou o estudo para regularização das áreas irregulares existentes nos bairros Santo Antônio, Colinas Santa Mônica, Barra Funda e Fornazari (Cubatão), e ainda, em caso positivo, por qual motivo esse estudo ainda não foi apresentado aos moradores e à Administração Municipal para prosseguimento no processo de reassentamento das famílias, conforme reunião realizada em março de 2022.

Zelão quer saber também, se o Grupo Votorantim e a Empresa ReNascer - Reassentamento e Desenvolvimento Humano têm realizado reuniões ou informado as famílias interessadas sobre o andamento do processo, conforme combinado em reunião realizada em março 2022.

“Por intermédio dos moradores, sabemos que não existem novas informações repassadas aos moradores daqueles bairros. Todos estão muito preocupados com a lentidão do processo de levante e devido à falta do que caracterizam, de ação neste sentido. A população local precisa de um respaldo dos responsáveis”, disse o vereador que recebe reclamações de munícipes todos os dias.