Vereador Thiago Schiming pede que a Prefeitura vistorie o muro de arrimo do córrego do Cubatão

por Comunicação publicado 27/10/2023 11h15, última modificação 27/10/2023 15h37
37ª Sessão Ordinária da 3ª Sessão Legislativa da 14ª Legislatura - 24/10/2023

Preocupado com a situação do córrego do Cubatão, que passa pela Vila Dominguinho, e solidário às demandas dos moradores do entorno, o vereador Thiago Schiming (PSDB) – Presidente da Câmara Municipal de Votorantim – apresentou requerimento na sessão legislativa desta terça-feira (24 de outubro) pedindo que a Prefeitura envie uma equipe técnica da Secretaria Municipal de Obras para vistoriar a situação in loco.

O vereador Thiago Schiming foi procurado por moradores e fiéis frequentadores da Igreja São José, que relataram sérios problemas de infraestrutura no muro existente às margens do córrego do Cubatão, na divisa com a área da Igreja Matriz da Paróquia São José.

Desde o ano passado, o referido trecho está sendo “engolido” pela erosão e a situação está se agravando cada vez mais, com a grande incidência de chuvas fortes nas últimas semanas, e assim, colocando em risco as pessoas que frequentam o local, principalmente idosos e crianças.

“Além disso, o prédio da igreja pode ter sua estrutura comprometida, lembrando que, os responsáveis pelo referido templo não pedem obras dentro de seus domínios, e sim, obras em relação ao muro de proteção (arrimo), que compete à Prefeitura Municipal”, informa Thiago Schiming.

O parlamentar lembra que em agosto deste ano, o assunto já foi tema de debate legislativo por meio da apresentação do requerimento nº 201/23, de sua autoria, aprovado pela Câmara. Em resposta a esse questionamento, a Prefeitura informou o seguinte: “...encaminhamos à secretaria competente para que a mesma realize uma vistoria nas margens do córrego do Cubatão divisa com a Paróquia São José, onde se encontra um processo de erosão”.

No entanto, após 60 dias, a situação persiste e se agrava. “Novamente, fomos procurados pelos moradores e pelos frequentadores da Igreja São José nos relatando que a situação continua a mesma, e, que a Prefeitura não informou uma data ou cronograma para a realização de vistoria no local e nem sequer uma simples visita foi feita”, informou Thiago Schiming.

Há, ainda, um ofício redigido pelo pároco da Igreja Matriz da Paróquia São José dirigido à prefeita Fabíola Alves da Silva solicitando as providências.

No texto do novo requerimento aprovado na terça-feira (24), o vereador Thiago Schiming indaga se é possível a Prefeitura definir, dentro do prazo de 15 dias, uma data para enviar equipe técnica da Secretaria Municipal de Obras para vistoriar o local;se após a realização da vistoria, é possível remeter a esta Casa de Leis, os laudos pertinentes, bem como, nos informar se há intenção da Prefeitura realizar a reconstrução do referido muro de arrimo?; em caso positivo, qual o prazo necessário para a execução?; em caso negativo, qual o impedimento para essa importante execução?; reiteramos ainda, o questionamento sobre a possibilidade da Administração enviar a Defesa Civil, para averiguar a situação do local; e, após, remeter a esta Casa de Leis os respectivos laudos.