Vereador Thiago Schiming pede ações efetivas contra a proliferação de escorpiões

por Comunicação publicado 11/10/2023 11h13, última modificação 11/10/2023 11h13
35ª Sessão Ordinária da 3ª Sessão Legislativa da 14ª Legislatura - 10/10/2023

Preocupado com a invasão de animais peçonhentos em Votorantim – e a possibilidade da ocorrência de eventuais acidentes, principalmente, com crianças e idosos –, o vereador Thiago Schiming (PSDB) – Presidente da Câmara Municipal – apresentou requerimento, durante a sessão ordinária desta terça-feira (10), solicitando informações à Prefeitura sobre ações efetivas para controle da situação.
Em seu requerimento, Thiago Schiming disse que o forte calor, em plena Primavera, tem colaborado para a proliferação de escorpiões e que a situação é bastante preocupante. Há relatos de moradores de vários bairros sobre o aumento de casos, especialmente na rua Ana Marinna do Espírito Santo e das proximidades da Escola Municipal “Sueli Gazolli Campos”, no Jardim Serrano, e também, dos bairros Parque São João e Ângelo Vial, na área próxima à linha férrea.
Os escorpiões têm invadido casas e comércios invadidos, fazendo com que crianças e idosos fiquem expostos ao contato com esses animais que se reproduzem em entulhos, lixos e restos de alimentos.
“Infelizmente, muitas áreas públicas, e também, particulares, encontram-se em condições que favorecem a proliferação desses animais peçonhentos”, enfatizou o vereador Thiago Schiming.
O parlamentar chamou a atenção para o fato da picada de escorpião causar danos ao organismo humano como: dor imediata, sudorese, febre, sensação de frio, contrações musculares, irregularidades cardiorrespiratórias, podendo levar à morte.
Thiago Schiming falou, ainda, que “eventuais acidentes causados por escorpiões exigem a mobilização emergencial da rede pública de saúde, por isso a prevenção sempre é a melhor solução”
No texto da matéria legislativa, o parlamentar pergunta à Prefeitura se o setor de limpeza pública pode realizar um levantamento das áreas públicas que estão favorecendo a proliferação de escorpiões e providenciar as devidas manutenções e se a Fiscalização poderia fazer o mesmo em relação às áreas particulares e notificar aos proprietários para que façam a devida limpeza.