Vereador Thiago Schiming pede a implantação do Mercado Solidário

por Comunicação publicado 20/07/2023 15h22, última modificação 20/07/2023 15h22

O vereador Thiago Schiming (PSDB) – Presidente da Câmara Municipal – solicitou à Prefeitura a implantação, em Votorantim, do Mercado Solidário, voltado ao atendimento de famílias em situação de vulnerabilidade social.
A proposta do Mercado Solidário é tornar acessível itens essenciais para o dia a dia das famílias, desde gêneros alimentícios até produtos de higiene pessoal e de limpeza para a casa.
Thiago Schiming lembra que, “diante da pandemia da Covid-19, o desemprego se agravou, fazendo com que as famílias fossem afetadas com o orçamento reduzido, cenário que se estende até os dias de hoje. Portanto, há que se pensar em ações sociais que possam de algum modo mitigar essa situação”.
O conceito do Mercado Solidário já é realidade em várias comunidades. Recentemente, Sorocaba aderiu à iniciativa, por meio do Fundo Social de Solidariedade, passando a atender famílias em situação de vulnerabilidade social, percorrendo, semanalmente, as comunidades locais, por meio da montagem, em quadras das escolas, de uma espécie de “supermercado” abastecido com gêneros alimentícios, itens para higiene pessoal e produtos de limpeza.
O Mercado Solidário, se assemelha a um mercado convencional, com várias prateleiras, carrinho e uma diversidade de produtos. São distribuídos, previamente, vales gratuitos que podem ser trocados pelas famílias necessitadas, por produtos de sua livre escolha, de acordo com cada realidade.
Thiago Schiming pede que a implantação do projeto em Votorantim aconteça já a partir do segundo semestre deste ano.