Vereador sugere que prefeitura gratifique a Guarda Civil Municipal

por Comunicação publicado 16/04/2022 17h00, última modificação 26/10/2022 14h50
28ª Sessão Ordinária, da 2ª Sessão Legislativa, da 14ª Legislatura

O vereador Ita (Cidadania) entende que a Guarda Civil Municipal (GCM) desempenha papel importante na preservação dos espaços públicos, bem como no combate à criminalidade de uma forma geral. Por isso, sugere que a Prefeitura de Votorantim, em forma de reconhecimento aos trabalhos prestados, conceda gratificação por desempenho aos membros da corporação, semelhante ao que já fez com a Polícia Militar.

Por isso, na sessão legislativa desta terça-feira (16), ele apresentou requerimento questionando o Poder Público sobre a possibilidade de, por meio de decreto, instituir uma gratificação aos guardas civis municipais. “Assim como os policiais militares, os GCMs são fundamentais quando nos referimos ao patrulhamento preventivo, segurança dos próprios públicos, fiscalizações e operações no trânsito, por exemplo”, justifica.

Atualmente, a corporação em Votorantim conta com sete inspetores e 27 guardas. São eles que atuam em eventos, mas que não recebem hora extra ou qualquer outro tipo de remuneração, caso excedam a jornada de trabalho. “Notamos um aumento no número de furtos e roubos na cidade. Enquanto a prefeitura não realiza concurso público para admissão de mais guardas, essa gratificação seria importante aos que já estão em atuação”, explica.

O requerimento de Ita foi aprovado por unanimidade e contou com o apoio de Cirineu Barbosa (PMN).  “A segurança pública deve ser prioridade para toda administração. Por isso, esta matéria pode contar também com a minha assinatura”, acrescenta Cirineu.