Vereador sugere ensino bilíngue na rede municipal

por Comunicação publicado 10/09/2025 14h31, última modificação 10/09/2025 14h31
30ª Sessão Ordinária, da 1ª Sessão Legislativa, da 15ª Legislatura, realizada em 09/09/2025.

Como forma de contribuir para a formação dos estudantes, principalmente aos alunos dos 5º anos do Sistema Municipal de Ensino, o vereador Pastor Dr. Luiz Carlos (PL) apresentou na sessão ordinária da Câmara Municipal, realizada nesta terça-feira (09), o requerimento onde sugere para que a Prefeitura realize estudos para implantar o ensino bilíngue, nas escolas.

De acordo com o parlamentar, as diretrizes e bases da educação nacional (LDB) permitem a inclusão de conteúdos que enriqueçam a formação dos estudantes, como o ensino de uma língua estrangeira de forma aprofundada, contribuindo para uma educação pública de qualidade.

O vereador ressalta ainda que a educação passa por constante transformação com a proposta de proporcionar aos alunos do ensino fundamental um desenvolvimento sólido em mais de um idioma, causando, a médio e longo prazo, uma evolução benéfica com reais consequências na formação linguística da sociedade, e, com isso, proporcionar possibilidades de evoluir na formação desses alunos.

“O aumento do número de escolas que se dizem bilíngues ocorre, sobretudo, na rede privada, mas, é importante considerar que a grande maioria dos estudantes da educação básica estão matriculados em escolas públicas”, ressalta o vereador Pastor Luiz Carlos.

Ainda de acordo com a propositura, vários municípios estão adotando essa estratégia de fortalecimento do ensino fundamental com a intenção de incentivar os alunos da rede pública a permanecerem na escola até o fim do ciclo básico.

“A proficiência em um segundo idioma, especialmente o inglês, é um diferencial competitivo no mercado de trabalho e uma ferramenta essencial para a inclusão social e digital, preparando os cidadãos para os desafios do futuro”, completa o parlamentar, que também cobra o Poder Público Municipal para realizar parcerias com a iniciativa privada ou com programas governamentais, para viabilizar financeiramente, a implementação do ensino bilíngue na rede pública municipal, por meio de um projeto-piloto.