Vereador sugere criação de aplicativo para denúncias anônimas

por Comunicação publicado 19/04/2022 16h40, última modificação 20/04/2022 17h41
12ª Sessão Ordinária, da 2ª Sessão Legislativa, da 14ª Legislatura - 19/04/2022

O primeiro-secretário da Mesa Diretora da Câmara Municipal, vereador Cirineu Barbosa (PMN) apresentou durante a 12ª Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira (19/04), requerimento no qual solicita que o Poder Executivo informe se tem conhecimento sobre a problemática existente em Votorantim, com relação à segurança pública, perturbação da ordem pública e outros atos ilícitos e que muitos munícipes não acionam a polícia para denúncias por medo de sofrerem represálias.

Por conta disso, Cirineu sugere a possibilidade de ser criado um aplicativo de celular para denúncias anônimas direcionadas à Polícia Militar, Guarda Civil Municipal e Vigilância Sanitária semelhante ao Botão do Pânico Virtual.

“Conforme o estabelecido no Artigo 1° da Lei Orgânica do Município de Votorantim: “É assegurado a todo habitante do Município, nos termos da Constituição Federal, Estadual e desta Lei Orgânica, o direito à educação, à saúde, ao trabalho, ao lazer, à segurança”. A segurança é exercida para preservação da ordem pública, das pessoas e do patrimônio e a cada dia, o número de roubos, furtos e ocorrências tem aumentado, e a criminalidade vem assustando a população. Essas perturbações, incômodos por bagunças, uso de entorpecentes, músicas altas e outras aglomerações, em vários pontos e estabelecimentos da cidade vem tirando o sossego dos munícipes. O Programa Vizinhança Solidária (PVS) da Polícia Militar do Estado de São Paulo é uma boa ferramenta de Polícia Comunitária voltada para a mobilização social, em prol do fortalecimento da Cultura de Paz, porém, nem todos se beneficiam desse programa, por medo de represálias. Por isso, estou sugerindo, para a melhoria da infraestrutura da segurança Pública, a implantação de novos sistemas de segurança como este aplicativo de celular para denúncias anônimas”, justificou Cirineu.