Vereador sugere campanha para incentivar adoção de praças públicas
Durante a 15ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, realizada na terça-feira (13), foi aprovado o requerimento do vereador Daniel da Farmácia (PL), que propõe à Prefeitura a divulgação de uma campanha institucional para incentivar a adoção de praças e espaços públicos por cidadãos, empresas ou entidades do município.
A iniciativa tem como base a Lei Municipal nº 1278, de 4 de junho de 1997, alterada pela Lei nº 2441, de 12 de maio de 2015, que autoriza a adoção de praças, áreas verdes e locais de lazer por instituições e pessoas físicas ou jurídicas. O parlamentar destaca que a medida pode contribuir significativamente para a conservação urbana, embelezamento da cidade e fortalecimento do sentimento de pertencimento da população, além de gerar economia aos cofres públicos com a manutenção desses espaços.
No requerimento, Daniel da Farmácia questiona se a administração municipal poderia realizar ampla divulgação da campanha “Adote uma Praça”, utilizando o site oficial e as redes sociais da Prefeitura. Também solicita informações sobre quantos e quais espaços públicos já foram adotados desde a criação da lei, além dos critérios para adoção, obrigações do adotante e do município, e os mecanismos de acompanhamento e fiscalização das ações realizadas.
O vereador reforça que a participação cidadã é fundamental para a construção de uma cidade mais bonita, bem cuidada e com maior qualidade de vida para todos.