Vereador solicita esclarecimentos sobre transição e gestão mista na UPA Central de Votorantim

por Comunicação publicado 13/11/2025 11h16, última modificação 13/11/2025 11h16
39ª Sessão Ordinária, da 1ª Sessão Legislativa, da 15ª Legislatura, realizada em 11/11/2025

Durante a 39ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Votorantim, realizada em 11 de novembro de 2025, o vereador Gaguinho (PMB) apresentou e teve aprovado o Requerimento nº 376/2025, que solicita informações detalhadas ao Poder Executivo sobre a implantação do novo modelo de gestão mista na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central.

A medida, iniciada em 23 de outubro, prevê uma divisão de responsabilidades entre a Prefeitura de Votorantim e o Instituto Moriah, responsável atualmente pela administração da unidade. De acordo com as informações divulgadas na imprensa local, a Prefeitura assumirá áreas como recepção, enfermagem, farmácia e assistência social, enquanto o Instituto continuará gerindo as equipes médicas, exames e laboratório.

O parlamentar destacou sua preocupação com a possível demissão de até 80 profissionais da saúde, além de questionar o impacto dessa mudança na qualidade do atendimento e na humanização dos serviços prestados à população.

No documento, Gaguinho solicita que a Prefeitura envie os estudos técnicos e financeiros que fundamentaram a decisão pela adoção do modelo de gestão mista, além de informações sobre o número de desligamentos, impacto na folha de pagamento, cronograma de contratações, planos de mitigação de riscos e cópia do contrato ou aditivo firmado com o Instituto Moriah.

O vereador ressaltou que a transparência nesse processo é essencial para garantir que a reestruturação da rede de urgência e emergência não comprometa o atendimento à população, e reafirmou o papel fiscalizador da Câmara Municipal em acompanhar a aplicação dos recursos públicos e a manutenção da qualidade dos serviços de saúde.