Vereador Rogério Lima sugere mais psicopedagogos na rede municipal

por Comunicação publicado 11/10/2023 11h16, última modificação 11/10/2023 11h16
35ª Sessão Ordinária da 3ª Sessão Legislativa da 14ª Legislatura - 10/10/2023

 

Por meio de requerimento aprovado na 35ª sessão da Câmara, realizada nesta terça-feira (10), o vereador Rogério Lima (PP) está cobrando da Administração Pública, por meio da Secretaria de Educação, projetos para a disponibilização de psicopedagogos nas redes de ensino municipal, para auxiliar as crianças que têm dificuldades de aprendizagem.
De acordo com o requerimento, a psicopedagogia é uma área de interface entre a psicologia e a pedagogia, tendo o objetivo de unir técnicas clínicas e o conhecimento da cognição humana com o domínio de processo de aprendizagem. O psicopedagogo é um profissional que atua identificando, tratando e prevendo dificuldades e transtornos de aprendizagem.
De acordo com o vereador, muitas pessoas, principalmente as crianças, podem ter problemas que dificultam atingir o rendimento esperado nos estudos. O que antes era tomado como desatenção e indisciplina, hoje em dia é visto sob o prisma das dificuldades de aprendizagem, que podem ser mentais, sociais, físicas ou emocionais.
O psicopedagogo, enquanto agente que conhece, avalia e gera diagnósticos dos processos de aprendizagem dentro da escola, torna-se um agente essencial na resolução dos problemas, cabendo a este, até mesmo, indicar meios para a concretização efetiva do aprendizado de todos os alunos que possuem alguma dificuldade, e, além disso, seu trabalho acontece de forma integrada à família, aos professores e alunos, assim ele consegue, de forma ágil, identificar com mais facilidade os fatores que influenciam e interferem no processo de aprendizagem.
O vereador ainda faz os seguintes questionamentos: Em caso positivo, qual o prazo necessário para a contratação desses especialistas para as redes de ensino municipal? Em caso negativo, o que impede a execução desta melhoria na educação?