Vereador Rogério Lima questiona sobre vacinação das crianças com até 3 anos

por Comunicação publicado 04/10/2023 12h53, última modificação 04/10/2023 12h53
34ª Sessão Ordinária da 3ª Sessão Legislativa da 14ª Legislatura - 03/10/2023

O vereador Rogério Lima (PP) apresentou durante a 34ª sessão ordinária da Câmara Municipal desta terça-feira (03), requerimento onde cobra um posicionamento da Secretaria da Saúde de quantas crianças não receberam imunizantes.

As vacinas são fundamentais para prevenir doenças, pois estimulam a produção de anticorpos contra vírus e bactérias causadoras de doenças graves. A vacinação infantil é uma etapa fundamental para o desenvolvimento saudável de todas as crianças, sendo obrigatória no Brasil, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Não há dúvidas quanto aos benefícios da vacinação para qualquer doença que possamos considerar, mesmo as mais letais como a pneumonia, meningite, diarreia e hepatite, onde a vacina reduz a mortalidade infantil, aumentando a expectativa de vida e oferecendo mais condições de crescimento e desenvolvimento.

A Secretaria de Saúde, promoveu trabalho em busca ativa às crianças com menos de 3 anos de idade em situação de atraso vacinal.

O vereador questiona ainda, quantas crianças foram identificadas com imunizante em falta, na carteira de vacinação; quais medidas foram ou serão tomadas, para que os pais ou responsáveis pelas crianças providenciem as devidas vacinações e se a administração Municipal por meio da Secretaria de Saúde tem projetos de incentivo para que os pais ou responsáveis mantenham em dia, a carteira de vacinação das crianças matriculadas nas redes de ensino municipal.