Vereador Rogério Lima pede ampliação da Semana de Orientação e Combate ao Diabetes

por Comunicação publicado 23/11/2023 15h26, última modificação 23/11/2023 15h26
41ª Sessão Ordinária da 3ª Sessão Legislativa da 14ª Legislatura - 21/11/2023

Por meio do requerimento aprovado na 41ª Sessão desta quarta-feira (22), o vereador Rogério Lima (PP), está questionando a possibilidade de a Administração Municipal estender a Semana de Orientação e Combate ao Diabetes até o final deste mês de novembro, considerando a relevância do tema para a comunidade.

De acordo com o parlamentar, o Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro, é de suma importância uma vez que os dados da International Diabetes Federation, que indicam o impacto alarmante dessa doença em mais de 16,8 milhões de brasileiros, sendo uma das principais causas de complicações, como por exemplo, as amputações de membros inferiores.

Conforme o documento, os registros do Sistema Único de Saúde (SUS) revelam uma preocupante estatística: entre janeiro e agosto deste ano, houve 6.982 amputações de membros inferiores devido ao diabetes, resultando em uma média de mais de 28 casos por dia, e os dados do Ministério da Saúde apontam um aumento progressivo desses casos ao longo dos anos. Em 2022, foram registradas 10.168 amputações, 3,9% a mais do que no ano anterior, totalizando uma média diária de 27,85 cirurgias em unidades de saúde pública.

A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) alerta que a doença é agora a principal causa de amputações não traumáticas nos membros inferiores no país. Vale ressaltar que as amputações traumáticas envolvem situações como acidentes de trânsito ou de trabalho.

De acordo com o vereador essa ação do Poder Público contribuiria significativamente para a redução do índice alarmante de amputações e para uma maior compreensão da importância dos cuidados preventivos. Sendo assim, o parlamentar ainda questiona em quais Unidades Básicas de Saúde (UBS) será feita a Campanha de Orientação e Combate ao Diabetes.