Vereador Rogério de Lima cobra programa de prevenção a saúde oftalmológica das crianças

por Comunicação publicado 01/11/2023 08h58, última modificação 01/11/2023 08h58
38ª Sessão Ordinária da 3ª Sessão Legislativa da 14ª Legislatura - 31/10/2023

O vereador Rogério de Lima (PP) é autor do requerimento, aprovado na 38ª sessão desta terça-feira (31) na Câmara Municipal, onde questiona se há por parte da Prefeitura, algum estudo ou programa em andamento de Prevenção para a Saúde Ocular Infantil, para as crianças da rede pública de ensino.

Conforme o vereador, o acompanhamento de um oftalmologista infantil é fundamental para direcionar o tratamento mais adequado para as crianças; e, por sua vez, os médicos da área de oftalmologia focam em medidas de prevenção e de promoção da saúde dos olhos da criança.

Esse profissional foca na saúde preventiva, mas também faz o acompanhamento da saúde dos olhos, caso haja a confirmação de algum problema de visão. Vale ressaltar, que nem todos os problemas visuais infantis necessitam ser tratados de imediato. Como a visão de uma criança ainda está em fase de desenvolvimento, é preciso esperar até a formação plena e, a partir daí, será direcionado para o tratamento mais adequado.

Na infância, a consulta oftalmológica é uma medida preventiva muito importante, já que, a partir dela, torna-se possível identificar problemas mais graves. Além disso, nessa fase da vida é preciso cuidar da saúde da visão, pois o desenvolvimento cerebral da criança depende, em parte, das informações das imagens que são enviadas ao cérebro pela ação das estruturas visuais responsáveis pela captação sensorial. Tendo isso em vista, os pais e professores devem estar atentos aos sinais que podem evidenciar algum problema oftalmológico.

O vereador questiona em seu requerimento se a Secretaria responsável tem planos de realizar um mutirão de consultas oftalmológicas para atender os alunos das escolas municipais.