Vereador questiona Prefeitura sobre ações de resgate e acolhimento de animais abandonados

por Comunicação publicado 17/07/2025 12h34, última modificação 17/07/2025 12h34
24ª Sessão Ordinária, da 1ª Sessão Legislativa, da 15ª Legislatura, realizada em 15/07/2025.

Durante a 24ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Votorantim, realizada em 15 de julho, foi aprovado o Requerimento nº 237/2025, de autoria do vereador Fernando Fernandes (PP), que solicita informações à Prefeitura sobre os serviços de resgate, acolhimento e adoção de animais em situação de abandono no município.

De acordo com o parlamentar, são frequentes os pedidos da população por auxílio em casos de animais abandonados, especialmente cães, que em algumas situações chegam a representar risco à segurança pública, com relatos de ataques a pedestres. Segundo Fernando, além da falta de ações efetivas de resgate, há deficiência na divulgação dos canais responsáveis por esse tipo de atendimento.

No requerimento, o vereador questiona se existem programas municipais voltados ao resgate de animais e qual o órgão responsável por essa tarefa. Ele também solicita informações sobre o destino dos animais acolhidos, os procedimentos realizados (como castração e vacinação), e se há campanhas de incentivo à adoção.

Além disso, Fernando Fernandes pede esclarecimentos sobre a estrutura atual da Zoonoses, incluindo contratos em vigor, origem das verbas, funcionamento do canil e gatil municipal, capacidade de acolhimento, e se é possível realizar doações de alimentos e medicamentos, com ampla divulgação à população.

O documento será encaminhado ao Executivo para que preste os devidos esclarecimentos.