Vereador questiona o transporte para pacientes da saúde

por Comunicação publicado 13/11/2025 11h51, última modificação 13/11/2025 11h51
39ª Sessão Ordinária, da 1ª Sessão Legislativa, da 15ª Legislatura, realizada em 11/11/2025

A Câmara de Votorantim aprovou na sessão ordinária desta terça-feira (11), o requerimento de autoria do vereador Pastor Dr. Luiz Carlos (PL), questionando a Prefeitura por meio da Secretaria da Saúde, para saber qual é o procedimento adotado para solicitar o transporte para o acesso aos serviços de saúde fora do município e como deve realizado.

O vereador destaca que a administração deve assegurar aos munícipes o acesso adequado aos serviços de saúde fora do município, principalmente àqueles oferecidos pelo Estado, e com isso, em alguns casos a distância se torna a maior preocupação para o paciente.

“Muitos munícipes dependem do transporte oferecido pela municipalidade, e tem encontrado certa dificuldade na hora de solicitar o agendamento dos serviços”, ressalta o parlamentar.

O vereador também faz os seguintes questionamentos para a Prefeitura: Há prioridade no atendimento para casos como, urgência médica ou vulnerabilidade social? O transporte é oferecido diariamente, em dias específicos ou conforme a demanda? Quem é o responsável pelo agendamento e pela comunicação com o paciente? É permitido o acompanhamento de um familiar ou responsável durante o transporte? Quais documentos ou comprovantes são exigidos para efetuar a solicitação?