Vereador quer Plano de Ação para manejo e controle de escorpiões

por Comunicação publicado 16/03/2022 09h00, última modificação 16/03/2022 09h00
7ª Sessão Ordinária, da 2ª Sessão Legislativa, da 14ª Legislatura - 15/03/2022

O vereador Cirineu Barbosa (PMN) apresentou, durante a 7ª Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira (15/03), requerimento no qual solicita que a atual Administração informe, o que pode ser feito, de forma preventiva, para diminuir as ocorrências de escorpiões em Votorantim.

“Já apresentei aqui nesta Casa de Leis, dois requerimentos o número 121/21 e o número 357/21 sobre a questão dos escorpiões aqui na nossa cidade. E hoje volto a este tema novamente. Eu fiz uma pesquisa e vi que os escorpiões vivem há cerca de 400 milhões de ano aqui na Terra. Eles conviveram com os dinossauros e viram a sua extinção. E existem mais de 2 mil e 200 espécies de escorpião. Isso mais do que prova, o quanto são resistentes e muito bem adaptados à natureza e se alimentam especialmente de baratas. O que fazer com este tanto de reclamações com relação à escorpiões na cidade. Temos que tentar controlar essa população desses animais. Eu não sei o que fazer, mas é preciso encontrar uma solução para esta situação. Um dos locais onde mais tem sido encontrados escorpiões são nas bocas de lobo e hoje a ação do Executivo é reativa e por isso, estou sugerindo ações preventivas de educação e limpeza das bocas de lobos”, afirmou.

Cirineu quer saber se existe um Plano de Ação para manejo e controle de Escorpiões definido e se vem sendo realizado algum tipo de controle e manejo populacional preventivo desses animais peçonhentos.

O parlamentar quer saber se seria possível fazer um levantamento de cases de sucesso de outras cidades que tiveram problemas parecidos, e que tiveram bom resultado com o controle e manejo populacional dos escorpiões e utilizá-la como modelo para implantação do plano de ação.