Vereador propõe ações para garantir esporte inclusivo às pessoas com deficiência em Votorantim.
O vereador Ronaldo Camargo (PL), apresentou nesta terça-feira (01) requerimento nº208/25 solicitando informações da Prefeitura sobre as ações desenvolvidas para garantir o acesso das Pessoas com Deficiência (PcD) às práticas esportivas no município. A iniciativa visa promover a inclusão, a autonomia e a qualidade de vida por meio do esporte adaptado.
De acordo com o parlamentar, o acesso à atividade física é um direito assegurado pela Constituição Federal e pela Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, ratificada pelo Brasil. “Não se trata de privilégio, mas de um direito básico. O esporte promove inclusão, autoestima, saúde e socialização. Precisamos garantir que isso também chegue às PcDs em nossa cidade”, destacou.
O requerimento questiona se a administração municipal possui algum levantamento sobre o acesso das PcDs aos espaços esportivos, bem como a existência de profissionais capacitados em educação física adaptada. Também foi solicitada informação sobre eventuais mapeamentos da acessibilidade dos centros esportivos públicos e se há adesão ou interesse em programas federais voltados ao paradesporto.
Outro ponto levantado pelo vereador é a necessidade de estruturação de uma política pública municipal voltada ao esporte inclusivo, com metas, prazos, indicadores e orçamento definido. “Votorantim tem centros esportivos espalhados pelos bairros que podem, com a devida estrutura e organização, sediar atividades adaptadas. Mas, para isso, é necessário planejamento, investimento e compromisso com a inclusão”, afirmou.
O vereador também sugere que a Prefeitura busque parcerias com ONGs e o setor privado, para tornar as ações mais sustentáveis e eficazes.