Vereador pede vinda periódica da Carreta da Mamografia a Votorantim
Durante a 31ª Sessão Ordinária da Câmara de Votorantim, realizada em 16 de setembro, o vereador Gaguinho (PMB) apresentou e teve aprovado o Requerimento nº 298/25, que trata da ampliação das políticas de saúde preventiva voltadas às mulheres do município.
No documento, o parlamentar questiona o Executivo sobre as possibilidades de trazer para Votorantim, de forma periódica e regular, a Carreta da Mamografia — unidade móvel que oferece exames, consultas e ações educativas de prevenção ao câncer de mama. Segundo ele, a iniciativa já é adotada em cidades como Guarulhos e Piracicaba, beneficiando principalmente mulheres em situação de vulnerabilidade.
O requerimento solicita informações sobre a existência de projetos ou convênios em andamento, os recursos necessários para viabilizar a ação e os critérios que poderiam ser adotados para atender à população local. Gaguinho também questiona quais medidas a Prefeitura pretende adotar para ampliar o acesso à saúde preventiva feminina e se já existem passos concretos planejados para a implantação dessa parceria.