Vereador pede mais fiscalização para "pancadões" na cidade

por Comunicação publicado 13/04/2022 15h16, última modificação 13/04/2022 15h16
11ª Sessão Ordinária, da 2ª Sessão Legislativa, da 14ª Legislatura - 12/04/2022

O vereador Luciano Silva (Podemos) apresentou, durante a 11ª Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira (12/04), requerimento no qual questiona se a Administração Municipal tem ciência da realização dos chamados “pancadões” em algumas regiões do município, se as fiscalizações noturnas estão sendo acionadas pela comunidade e quais providências estão sendo tomadas nos casos de acionamento deste sistema de fiscalização municipal.

“Meu requerimento busca informações sobre as ações efetivas coibindo, evitando essas aglomerações e essa perturbação do sossego, chamadas muitas vezes por pancadões. Lembrando que não podemos generalizar quando falamos dos estabelecimentos pois existem locais que cumprem as regras e seguem as normas trazendo entretenimento e lazer. Mas há um abismo entre entretenimento e lazer e o chamado “pancadão”, que traz muitos transtornos para a população. Agora com a chegada dos feriados, eu já recebi algumas mensagens perguntando se seria mais efetiva a fiscalização. A semana passada, nós votamos na celebração do convênio feito pela Administração Municipal com a Polícia Militar e o Governo do Estado, a chamada Operação Delegada. Isso é um avanço! Mas, agora precisamos integrar não só a Polícia Militar, mas a GCM e os fiscais de postura para estarem fazendo esta ação conjunta e efetiva nos bairros”, afirmou Luciano.

O vereador quer saber se o Poder Executivo tem efetivo (fiscais e veículos oficiais) suficiente para que as fiscalizações sejam realizadas no período noturno de forma efetiva e se essa fiscalização atua sozinha ou em parceria com a Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar.

Ele questiona ainda, se existe um serviço de inteligência para identificar, por meios físicos ou digitais, quem são os organizadores e incentivadores dos “pancadões”, quantas intercorrências foram registradas e quantas já foram resolvidas em 2022, e se o Ministério Público fez alguma notificação à Prefeitura Municipal em relação a estes eventos clandestinos.