Vereador Luciano Silva cobra atenção aos professores de Educação Física

por Comunicação publicado 27/10/2023 11h13, última modificação 27/10/2023 11h13
37ª Sessão Ordinária da 3ª Sessão Legislativa da 14ª Legislatura - 24/10/2023

Por meio de requerimento aprovado na 37ª Sessão, da Câmara Municipal, desta quarta-feira (25), o vereador Luciano Silva (Podemos), está cobrando da Prefeitura um plano de ação para atender os professores de Educação Física do Sistema Municipal de Ensino, de forma que venha equilibrar as demandas entre as documentações exigidas e a quantidade de turmas que são atendidas pelos professores.

De acordo com o requerimento, os professores de Educação Física, com carga inicial, cumprem uma jornada de trabalho de 27 horas-aula, das quais 18 são com alunos, duas são Horas de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC), duas, Hora de Trabalho de Apoio Didático (H.T.A.D) e sete de Horário de Trabalho Pedagógico Livre (HTPL).

Já os professores de Educação Física, com carga completa, cumprem uma jornada semanal de trabalho de 40 horas-aula, das quais 26 são com alunos, quatro são momentos de H.T.P.C., duas de H.T.A.D. e oito de H.T.P.L. O documento destaca ainda que nos últimos anos, especialmente a partir do ano letivo de 2021, houve um aumento substancial na demanda de trabalho burocrático para os professores.

Ainda de acordo com o vereador, esses profissionais têm que realizar inúmeros Planos de Ensino Individualizado (P.E.I.); inúmeros relatórios que são solicitados pelas famílias e que servem de suporte para o acompanhamento pediátrico dos alunos; relatórios de aulas dadas; e outras solicitações sob critério de cada Supervisor de Ensino, tais como: "pauta do olhar", "plano de psicomotricidade" e impressão de fotos.

Para Luciano, é fundamental que se encontre um equilíbrio entre demanda de documentação exigida e a quantidade de turmas que são atendidas pelos professores de Educação Física, sob a pena de estarem cada vez mais atrasados com suas obrigações, de não conseguirem proporcionar aulas de qualidade, de sacrificarem a sua vida pessoal e debilitados em sua saúde mental e física.

O vereador, ainda questiona se o Executivo tem conhecimento da precariedade das quadras e dos espaços para as aulas da Educação Infantil.