Vereador Ita sugere serviço de implante dentário gratuito na cidade

por Comunicação publicado 14/03/2024 10h07, última modificação 14/03/2024 10h07
6ª Sessão Ordinária da 4ª Sessão Legislativa da 14ª Legislatura - 12/03/2024

 

Na Sessão Legislativa desta semana, o vereador Ita (Cidadania) apresentou requerimento sugerindo que o serviço de implante dentário seja incluído, de maneira gratuita, no rol de procedimentos oferecidos pelo município.

 

A Política Nacional de Saúde Bucal – Brasil Sorridente oferta inúmeros serviços odontológicos de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Esses procedimentos podem ser ofertados em Unidades Básicas de Saúde (UBS)/Unidades de Saúde da Família (USF)/Postos de Saúde e Unidades Odontológicas Móveis (UOM) pelas equipes de Saúde Bucal e em Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) e Hospitais, quando necessário realizar procedimentos mais complexos e/ou com especialistas. Além desses serviços, a política conta com Laboratórios Regionais de Prótese Dentária (LRPD) que colaboram com a confecção laboratorial, servindo como ponto de apoio para as equipes de Saúde Bucal e para os CEO.

 

O Ministério da Saúde passou a financiar novos procedimentos da tabela do SUS, como aparelho ortodôntico/ortopédico e implante dentário osteointegrado (incluindo a prótese sobre o implante). Com isso, Ita solicitou que a Administração Pública Municipal informe por qual motivo Votorantim não possui o procedimento de implante dentário gratuito, sendo que este serviço se enquadra no rol de procedimentos do Programa Brasil Sorridente.