Vereador Gaguinho quer saber quantos pacientes há na fila de espera na rede municipal de saúde

por Comunicação publicado 13/09/2023 15h55, última modificação 13/09/2023 15h55
31ª Sessão Ordinária da 3ª Sessão Legislativa da 14ª Legislatura - 12/09/2023

O vereador Gaguinho (PTB) apresentou durante a 31ª sessão ordinária desta terça-feira (12), na Câmara Municipal, requerimento questionando a Secretaria de Saúde afim de saber quantos pacientes estão na fila de espera da rede municipal de saúde, aguardando atendimento para consultas para especialidades médicas como cardiologia, cirurgia geral, dermatologia, endocrinologia, ginecologia, odontologia, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, urologia, gastroenterologia e angiologia.

Para o vereador, a importância da transparência e da busca por informações precisas para aprimorar os serviços de saúde pública do município, é responsabilidade do Poder Legislativo, em fiscalizar e acompanhar de perto a gestão dos serviços de saúde.

O vereador destaca ainda a necessidade de avaliar a eficiência dos procedimentos médicos e exames oferecidos à população votorantinense, e, de garantir a oferta adequada de especialidades médicas e exames.

Para o parlamentar é direito dos munícipes o acesso justo e equitativo aos serviços de saúde, de acordo com a legislação vigente; e que é responsabilidade da Administração Municipal, garantir a qualidade dos serviços prestados na área de saúde.

Diante disso o vereador também quer saber quantos pacientes estão na fila de espera da rede municipal de saúde, aguardando para a realização dos exames: colonoscopia, , ecocardiograma, Doppler, Holter, endoscopia, espirometria, mamografia, radiografia, tomografia, ressonância magnética e ultrassonografia. Ele também quer saber quantos pacientes estão na fila de espera da rede municipal de saúde, aguardando para o agendamento de Fisioterapias.

Além destes questionamentos, Gaguinho ainda questiona em seu requerimento: qual o número de consultas por especialistas e dos exames realizados no município, nos últimos 48 meses, com detalhamento mensal; como a Prefeitura está lidando com a demanda crescente, por especialidades médicas e exames; quais medidas estão sendo adotadas para reduzir as filas de espera e garantir atendimento aos munícipes; quais investimentos têm sido realizados para aprimorar a infraestrutura e recursos destinados aos procedimentos médicos e exames; como a Prefeitura está assegurando que pacientes com mais tempo de espera sejam atendidos com prioridade e ainda, se há planos para expandir a oferta de especialidades médicas e exames, de acordo com as necessidades da população.