Vereador Gaguinho quer informações sobre o Mais Médicos em Votorantim

por Comunicação publicado 18/08/2023 08h40, última modificação 18/08/2023 08h40
27ª Sessão Ordinária da 3ª Sessão Legislativa da 14ª Legislatura - 15/08/2023

O vereador Gaguinho apresentou na 27ª sessão da Câmara Municipal requerimento no qual questiona se a Prefeitura está ciente que o município tem direito a 10 vagas pelo Programa Mais Médicos, de acordo com edital publicado no mês de abril pelo Ministério da Saúde.

Conforme o requerimento, o Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, publicou o Edital nº 4, de 14 de abril de 2023, para aderir e/ou renovar a participação dos municípios e territórios federais no Regime de Prestação de Serviços Médicos do Ministério da Saúde.

O Programa Mais Médicos, faz parte de um esforço mais amplo do governo federal, com o apoio dos estados e municípios, para melhorar o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). E, além de levar médicos para áreas carentes ou carentes desses profissionais, o programa prevê investimentos adicionais na construção, reforma e ampliação de Unidades Essenciais de Saúde e abre novas vagas de médicos graduados e residentes, para apoiar a formação e qualificar esses profissionais.
O Mais Médicos contempla um conjunto de ações e iniciativas governamentais para fortalecer a atenção básica no país. A atenção básica é a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS), presente em todos os municípios e próxima a todas as comunidades; importante lembrar que 80% dos problemas de saúde são resolvidos nesse tipo de atendimento.

De acordo com o requerimento, o programa implementou e desenvolveu com sucesso seus três pilares: a estratégia de recrutamento emergencial de médicos, a ampliação do número de vagas para programas médicos e residência médica, em todas as regiões do país e a implementação de treinamento para novos programas voltados para uma enfermagem mais humanizada, com foco na atenção primária à saúde, além de ações voltadas para a infraestrutura das Unidades Básicas de Saúde.

O vereador questiona ainda tem interesse em aderir ou renovar a participação de Votorantim junto ao Programa Mais Médicos do Governo Federal.