Vereador cobra retomada imediata das obras do Museu Histórico de Votorantim

por Comunicação publicado 07/08/2025 10h14, última modificação 07/08/2025 10h14
25ª Sessão Ordinária, da 1ª Sessão Legislativa, da 15ª Legislatura, realizada em 05/08/2025.

Por meio do Requerimento nº 238/25 do vereador Rodrigo Kriguer (PSD), apresentado durante a 25ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Votorantim, o Legislativo voltou a cobrar explicações do Executivo sobre a paralisação da obra de revitalização do prédio que irá abrigar o Museu Histórico “Ettore Marangoni”.

Segundo o vereador autor da proposta, a intervenção foi contratada em 2022 e, mesmo após três anos, segue estagnada. A demanda reforça questionamentos já feitos em março deste ano, por meio do Requerimento nº 052/25, que apontava os mesmos problemas. À época, a Prefeitura respondeu à Câmara por meio do Ofício nº 0179/25, informando entraves técnicos e financeiros, como a necessidade de adequações estruturais, substituição de materiais e liberação parcial dos recursos por parte do DADETUR (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos).

Apesar das justificativas, o vereador considera que nada foi feito desde então para reverter o cenário. Ele menciona ainda que, no dia 24 de julho, encaminhou novo alerta ao Executivo, reiterando a urgência da retomada das obras.

No requerimento, o parlamentar questiona a atual situação do contrato, os motivos que mantêm a paralisação do serviço, o cronograma atualizado de retomada e entrega, além das medidas administrativas planejadas para garantir a continuidade da obra. O documento solicita ainda cópias dos relatórios e justificativas apresentadas pela empresa contratada, e pede informações sobre o impacto financeiro da demora, inclusive quanto à possibilidade de prejuízo nos repasses estaduais.

A proposta foi aprovada em Plenário e será encaminhada ao Executivo Municipal.