Vereador Cesar Silva homenageia escola Maria Helena de Moraes Scripillitti pela passagem dos 60 anos

por Comunicação publicado 04/10/2023 13h16, última modificação 04/10/2023 13h16
34ª Sessão Ordinária da 3ª Sessão Legislativa da 14ª Legislatura - 03/10/2023

A Escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental “Maria Helena de Moraes Scripillitti” recebeu na manhã desta terça-feira (03), durante a 34ª Sessão, da Câmara Municipal, votos de congratulações pela passagem dos 60 anos de existência. O requerimento especial é de autoria do vereador Cesar Silva (Cidadania).

A unidade escolar está em festa, pois no último dia 23 de setembro, com a participação de todo o corpo discente e docente, pais, alunos e comunidade foi celebrado oficialmente os 60 anos de existência.

De acordo com o vereador, escola essa que acompanha todo o processo de desenvolvimento de uma das principais regiões da cidade que é o bairro Votocel e surgiu justamente para atender inicialmente a Vila Operária do Votocel, bem como os filhos dos operários da fábrica de papel celofane do grupo Votorantim no bairro. “Nada mais importante do que revivermos essas lembranças, uma vez que ao longo dessas décadas, muitas pessoas por ali passaram”, ressalta.

Naquele início, a escola inclusive recebeu o nome de um dos membros da família Ermírio de Moraes, mesmo que ainda em vida. O espaço era dotado de toda a estrutura necessária, inclusive com piscina. Aí coube então, ao município de Sorocaba, uma vez que Votorantim ainda era apenas um distrito, encaminhar o corpo docente para lecionar para as crianças daquela Vila Operária constituída por 212 moradias e, em seu entorno, a Vila Amorim, sendo atualmente os dois bairros que têm suas demandas supridas pela unidade escolar.

Aos 60 anos, a unidade, nas pessoas da atual gestão, composta pela diretora Andressa Torres Ribeiro e coordenadora Verônica Maria Meiga Vieira, além de professores e funcionários, sentem o orgulho de receber ex-alunos que aproveitam para dar seus depoimentos, são gerações e gerações que passaram por aquelas salas de aulas. Todo ex-aluno, que ali adentra, tem uma lembrança guardada em sua mente, seja, de uma professora, da merendeira ou então relembrar de amigos. Nesses sessenta anos, a unidade acompanhou de perto o desenvolvimento de Votorantim.

Estiveram presentes na homenagem, representando a unidade escolar, a diretora escolar Andressa Torres Ribeiro; a Coordenadora Verônica Maria Vieira e a professora Helen Cristina de Oliveira Santos.