Vereador Cesar Silva cobra Telecentros nas Estações Públicas de Atendimento

por Comunicação publicado 20/03/2024 15h02, última modificação 20/03/2024 15h02
7ª Sessão Ordinária da 4ª Sessão Legislativa da 14ª Legislatura - 19/03/2024

O vereador Cesar Silva (Cidadania) apresentou na sessão ordinária da Câmara Municipal, na última terça-feira (19), o requerimento cobrando a Prefeitura de Votorantim a elaboração de um projeto para a implantação de Telecentros nas Estações Públicas de Atendimento (EPA's) de Votorantim.

O parlamentar destaca a iniciativa da atual gestão municipal em criar Estações Públicas de Atendimento (EPAs), como um meio de levar os serviços públicos, mais próximos à população, facilitando o acesso e promovendo a inclusão social.
De acordo com o vereador, a primeira EPA foi inaugurada na Vila Nova Votorantim e no final deste mês de março, está prevista a inauguração da segunda unidade, na região do Bairro Itapeva, demonstrando o compromisso do Poder Público em expandir esse modelo de atendimento descentralizado.
A finalidade das EPA's é justamente proporcionar um local de atendimento ao cidadão, permitindo que as pessoas tenham acesso aos serviços públicos sem precisar se deslocar até o centro da cidade, o que pode ser uma dificuldade para muitos cidadãos, especialmente àqueles com recursos limitados para locomoção.
Apesar da criação das EPA's, tem sido observada uma baixa movimentação e participação ativa da comunidade na unidade já em funcionamento, o que evidencia a necessidade de oferecer mais serviços e recursos adicionais que atraiam e engajem a população nessas estruturas.
“A instalação de Telecentros nas EPA's seria uma maneira eficaz de promover a inclusão digital e a proximidade da população com os serviços públicos, oferecendo computadores e acesso à internet para aqueles que não possuem esses recursos em casa”, ressalta o Cesar Silva.
Ainda de acordo com o parlamentar, a importância dos Telecentros, como espaços de aprendizado, capacitação e acesso à informação, contribuindo para a formação educacional e profissional dos cidadãos, bem como para o desenvolvimento social e econômico da comunidade.