Vereador Cesar Silva cobra revitalização de espaços públicos na Barra Funda

por Comunicação publicado 18/08/2023 11h35, última modificação 18/08/2023 11h35
27ª Sessão Ordinária da 3ª Sessão Legislativa da 14ª Legislatura - 15/08/2023

Saber quais são os planos da Prefeitura de Votorantim para a preservação e restauração de dois prédios históricos situados no bairro Barra Funda, sendo o que abrigava a sede da Guarda Mirim e o Grupo de Alcoólicos Anônimos. Esse foi o tema do requerimento de autoria do vereador Cesar Silva (Cidadania) aprovado na sessão da Câmara Municipal desta terça-feira (15).

Para o parlamentar a relevância cultural e histórica do bairro Barra Funda, se destaca como um dos mais tradicionais e com forte identidade histórica, representando um verdadeiro tesouro de memórias e vivências que refletem a trajetória do desenvolvimento e da formação sociocultural da comunidade ao longo dos anos.

O bairro se destacou pela singularidade de sua arquitetura, caracterizada pelo marcante estilo inglês presente em suas casas, edificações que representam a identidade da cidade.

A existência de dois prédios com grande significado histórico na região, o primeiro que desempenhava um importante papel como abrigo da Guarda Mirim, e, o segundo, onde funciona atualmente a sede do Grupo de Alcoólicos Anônimos. Conforme o vereador esses locais são testemunhos vivos do passado e do presente, trazendo consigo memórias e experiências que se entrelaçam com a história do bairro e da cidade como um todo.

Cesar Silva também questiona se a Prefeitura tem buscado parcerias e recursos para viabilizar a preservação desses prédios históricos, bem como se possui um plano de valorização e fomento à preservação de outros patrimônios históricos presentes na cidade e de que forma o poder público pretende envolver a comunidade e a sociedade civil na preservação e valorização desses espaços históricos, visando garantir sua perpetuação e uso sustentável pela população.