Vereador Cesar Silva cobra plano de arborização para a cidade

por Comunicação publicado 29/11/2023 10h11, última modificação 29/11/2023 10h11
42ª Sessão Ordinária da 3ª Sessão Legislativa da 14ª Legislatura - 28/11/2023

Saber da Prefeitura de Votorantim se há um Plano de Arborização Urbana já implementado ou em processo de elaboração é o tema do requerimento de autoria do vereador Cesar Silva, aprovado na sessão ordinária desta terça-feira (28), na Câmara Municipal. O documento será encaminhado para o poder executivo que tem um prazo regimental para enviar a resposta.

Para o vereador é importante saber quais são as principais diretrizes e se contempla metas específicas para a ampliação da cobertura vegetal em áreas urbanas. “A arborização deve ser de forma ordenada, assim evitar transtornos principalmente quando plantadas na calçada”, ressalta.
Conforme o requerimento, a relevância do Plano Nacional de Crescimento Verde, parte integrante das Diretrizes de uma Estratégia Nacional para Neutralidade Climática, que destaca a importância de impulsionar um modelo econômico baseado em práticas sustentáveis.
O vereador destaca ainda que são inúmeros os benefícios proporcionados pela arborização urbana, tais como a melhora da qualidade do ar, a redução dos impactos de altas temperaturas, a promoção da biodiversidade, além de ser um importante fator estético e de bem-estar para a população.
A arborização urbana desempenha um papel fundamental na mitigação dos efeitos das mudanças climáticas, atuando como reguladora térmica e reduzindo as chamadas "ilhas de calor", fator cada vez mais crítico em áreas urbanas.
A implementação de um programa consistente de arborização, além de oferecer conforto ambiental, contribui para a saúde física e mental dos cidadãos, promovendo espaços mais propícios à convivência e à prática de atividades ao ar livre.
Cesar Silva pontua ainda que o ipê-amarelo, símbolo arbóreo de Votorantim, possui relevância cultural e ecológica, destacando-se como uma das espécies emblemáticas da região e que sua preservação e cultivo podem fortalecer a identidade local, sem contar, um plano de ação que contemple árvores frutíferas e de outras espécies.
O vereador também quer saber quais medidas práticas estão sendo tomadas pelo município para alinhar suas estratégias locais com os princípios e diretrizes do Plano Nacional de Crescimento Verde e como a administração municipal está envolvendo a comunidade local nas iniciativas de arborização urbana e se há alguma forma de participação cidadã de conscientização sobre a importância da arborização.