Vereador Cesar Silva cobra plano de ação para enfrentamento das chuvas torrenciais

por Comunicação publicado 18/10/2023 10h25, última modificação 18/10/2023 10h25
36ª Sessão Ordinária da 3ª Sessão Legislativa da 14ª Legislatura - 17/10/2023

Saber da Prefeitura de Votorantim se há um plano de ação específico para que o município possa enfrentar as chuvas torrenciais, é a proposta do requerimento de autoria do vereador Cesar Silva (CIDADANIA), apresentado na sessão ordinária da Câmara Municipal nesta terça-feira (17).

Conforme o vereador, o período chuvoso historicamente traz consigo o aumento significativo no volume de água nas vias urbanas, demandando a necessidade de preparação eficaz e preventiva por parte do Poder Público.

Cesar Silva também destaca a relevância das podas de árvores, de forma preventiva, especialmente aquelas próximas às redes elétricas e estruturas vulneráveis, a fim de evitar quedas durante tempestades, o que poderia resultar em danos materiais e riscos à segurança da população.

Ainda de acordo com o parlamentar, há necessidade de ações preventivas coordenadas pela Defesa Civil, incluindo a pronta resposta a emergências, além da necessidade de possuir uma estrutura equipada e preparada para lidar com desastres naturais.

Em seu requerimento, o vereador destaca também a importância de mapear pontos críticos no município, onde há riscos significativos de alagamentos, deslizamentos de terra e aterramentos, permitindo uma resposta mais rápida e eficaz em caso de eventos extremos.

Cesar Silva questiona ainda quais medidas específicas estão sendo adotadas para minimizar os riscos de alagamentos e garantir a segurança dos cidadãos, bem como a desobstrução das galerias pluviais.

Para o vereador é importante saber também como está o processo de poda de árvores no município, especialmente daquelas localizadas próximas às redes elétricas e estruturas vulneráveis e se há um cronograma antes do período chuvoso.

O requerimento também faz os seguintes questionamentos: A Defesa Civil de Votorantim está plenamente equipada e preparada para responder a emergências relacionadas às chuvas? Quais são os recursos disponíveis para lidar com desastres naturais? Existem pontos mapeados na cidade onde os riscos de alagamentos, deslizamentos e aterramentos são especialmente altos? Como o município está se preparando para lidar com essas áreas críticas?