Vereador Cesar Silva cobra plano de ação às margens do rio Sorocaba

por Comunicação publicado 28/02/2024 14h29, última modificação 28/02/2024 14h29
4ª Sessão Ordinária da 4ª Sessão Legislativa da 14ª Legislatura - 27/02/2024

Saber da Prefeitura qual é o plano de ação conjunta entre as Secretarias de Meio Ambiente e de Saúde para combater a proliferação do mosquito Aedes Aegypti às margens do Rio Sorocaba, onde há grande acúmulo de materiais inservíveis é a proposta do requerimento de autoria do Vereador Cesar Silva (Cidadania), aprovado na sessão da Câmara de Votorantim desta terça-feira (27).

De acordo com o vereador, a epidemia de dengue que assola a cidade, com um aumento considerável de casos, desperta a necessidade de adotar medidas preventivas para combater a proliferação do mosquito transmissor da doença.
“Com frequência somos procurados por moradores e comerciantes que relatam que os materiais inservíveis acumulados no leito do rio Sorocaba e em suas margens representam potenciais criadouros para o mosquito da dengue, aumentando o risco de disseminação da doença na população, de modo especial aos moradores do seu entorno, como bairro da Chave, Vila Albertina e Centro”, ressalta o vereador Cesar Silva.
O parlamentar cobra urgência nas ações integradas entre as secretarias de Meio Ambiente e de Saúde para realizar a limpeza e a remoção dos materiais, visando não apenas a preservação ambiental, mas também a proteção da saúde pública.
Ainda de acordo com o vereador, desde novembro de 2023, o rio Sorocaba tem enfrentado problemas decorrentes das chuvas, incluindo quedas de galhos e árvores inteiras ao longo de seu leito, entre outros detritos especialmente na região central da cidade.
Sendo assim a proposta do requerimento apresentado é saber quais são as medidas específicas que estão sendo adotadas para realizar a limpeza e a remoção dos materiais inservíveis no leito do Rio Sorocaba e em suas margens, a fim de eliminar possíveis focos de proliferação do mosquito da dengue e se há equipes especializadas designadas para a remoção e limpeza desses materiais vegetais que obstruem o rio.
Cesar Silva também questiona se há algum programa específico de monitoramento e manutenção das áreas ribeirinhas do Rio Sorocaba para identificar precocemente os riscos de obstrução e garantir a segurança dos frequentadores e moradores próximos.