Vereador Cesar Silva cobra informações sobre Centro de Referência para pessoas com Autismo

por Comunicação publicado 01/11/2023 09h23, última modificação 01/11/2023 09h23
38ª Sessão Ordinária da 3ª Sessão Legislativa da 14ª Legislatura - 31/10/2023

Saber se o município de Votorantim está participando ativamente das discussões para elaboração dos Centros de Referência para Pessoas com Autismo proposto pelo Estado, é o tema do requerimento de autoria do vereador Cesar Silva (CIDADANIA), aprovado na sessão ordinária da Câmara Municipal desta terça-feira (31). Além disso, como a cidade pode ser contemplada com essa estrutura.

De acordo com o vereador Cesar Silva, o Plano Estadual Integrado, visa alinhar e ampliar os serviços de atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em todo o Estado, com a estimativa de beneficiar cerca de 460 mil pessoas por meio dessa iniciativa.
Conforme a Lei Estadual nº 17.744, de 12 de setembro de 2023, que autoriza a criação de Centros de Referência e Atendimento Especializado às Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Estado de São Paulo, representa um passo significativo para o apoio às pessoas autistas e suas famílias.
O governo do estado de São Paulo anunciou a construção de Centros de Referência e Atendimento Especializado ao Autista em todo o estado. Dessa forma o objetivo do Centro de Referência do Autista é promover atendimentos psicossociais e médicos, agendar consultas, promover ações e programas em modalidades esportivas, inclusão social e informação sobre o TEA, visando à educação, à saúde e o trabalho, além de integrar os familiares das pessoas com TEA na comunidade.
“É essencial compreender as necessidades específicas da comunidade autista de Votorantim, para proporcionar um suporte adequado”, ressalta o vereador, que também questiona se a Administração Municipal já tem um levantamento do número de pessoas com TEA que seja suficiente para a implantação do Centro de Referência.
Cesar Silva também quer saber como o município planeja integrar os serviços locais com as atividades propostas pelo Centro de Referência estadual, se há um plano para colaboração efetiva entre os serviços municipais e também se existe programas de capacitação para os profissionais da saúde, educação e assistência social, para lidarem especificamente com pessoas com TEA.

Além dos serviços diretos aos autistas, o parlamentar quer saber se existem programas de apoio às famílias dessas pessoas e com quais recursos, a Prefeitura Municipal pretende assistir essas famílias.