Vereador Cesar Silva cobra facilidades para pagamento do IPTU

por Comunicação publicado 18/04/2024 09h08, última modificação 18/04/2024 09h08
11ª Sessão Ordinária da 4ª Sessão Legislativa da 14ª Legislatura - 16/04/2024

Em requerimento aprovado na sessão, desta terça-feira (16), da Câmara Municipal de Votorantim, o vereador Cesar Silva (PSDB), a pedido da população, está cobrando a Prefeitura para que crie facilidades quanto ao pagamento Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Uma vez que o contribuinte encontra diversas dificuldades principalmente quando precisa realizar a atualização do boleto.

De acordo com o vereador, o tributo é uma das principais fontes de arrecadação para o município, contribuindo para a manutenção e o desenvolvimento de serviços públicos essenciais à população. Cesar Silva explica que as dificuldades enfrentadas pelos contribuintes no pagamento do IPTU devido a questões relacionadas ao sistema de arrecadação municipal, se mostram engessadas e pouco flexíveis diante das necessidades e demandas dos munícipes.

“Muitos contribuintes acabam ingressando na dívida ativa por falhas no sistema de arrecadação, mesmo tendo a intenção de quitarem seus débitos, o que gera prejuízos tanto para os cidadãos quanto para a gestão pública”, ressalta o parlamentar.

O atraso de uma única mensalidade implica em atualização apenas em dias úteis, o que limita o contribuinte a gerar a parcela do IPTU, impossibilitando essa operação nos finais de semana e feriados.
Para o vereador há necessidade de modernizar e adequar o sistema de arrecadação do IPTU às novas tecnologias disponíveis, a fim de proporcionar maior comodidade, agilidade e segurança aos contribuintes no processo de pagamento dos tributos municipais.

Cesar Silva também volta a cobrar a necessidade de ampliar a rede bancária conveniada, para recebimento do IPTU, garantindo maior acessibilidade aos contribuintes e facilitando o cumprimento de suas obrigações tributárias.
Diante disso o vereador também questiona qual motivo, o sistema de arrecadação do IPTU ainda se mostra engessado e pouco flexível diante das tecnologias disponíveis, que poderiam simplificar e agilizar o processo de pagamento e qual é o plano da Prefeitura para modernizar e adequar o sistema de arrecadação do IPTU, de modo a torná-lo mais acessível, ágil e eficiente para os contribuintes.