Vereador Cesar Silva cobra auxílio transporte para gestantes carentes com gravidez de alto risco

por Comunicação publicado 06/12/2023 15h19, última modificação 06/12/2023 15h19
43ª Sessão Ordinária da 3ª Sessão Legislativa da 14ª Legislatura - 05/12/2023

Um plano de ação para atender as gestantes carentes com gravidez de alto risco, que dependem do auxílio do vale-transporte para se deslocarem até a Policlínica Municipal para fazerem o pré-natal. Essa é a proposta que o vereador Cesar Silva (Cidadania) está encaminhando para a Prefeitura Municipal, por meio de seu requerimento, aprovado na sessão ordinária desta terça-feira (05), na Câmara Municipal de Votorantim.

De acordo com o vereador Cesar Silva, há cerca de cinco anos, a rede municipal de saúde deixou de oferecer às gestantes que passam por atendimento com as assistentes sociais das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), o vale-transporte para que assim, fosse assegurado o atendimento e o acompanhamento da situação das gestantes carentes do município com gravidez de alto risco.
Ainda conforme o parlamentar, muitas vezes, as gestantes de alto risco, quando são encaminhadas pelas UBS’s de seus bairros à Unidade da Policlínica, no bairro Jardim Paulista, para fazer o seu pré-natal, encontram dificuldades financeiras para se locomoverem até esse bairro, prejudicando assim o acompanhamento necessário. “Se houvesse a disponibilização de vale-transporte para essas mulheres, certamente, esse problema seria amenizado e elas estariam recebendo o devido acompanhamento médico”, ressalta.
De fato, para os casos de gravidez de alto risco, o recomendável é que a gestante faça o acompanhamento na Policlínica Municipal, por isso, estamos o alertando o Poder Público sobre a importância de que seja, no mínimo, oferecido o vale-transporte às gestantes carentes, para garantir o seu acompanhamento na Policlínica.
Para Cesar Silva, em alguns casos, a Administração poderia até oferecer um veículo para o transporte das gestantes, mas é sabido que nem todas seriam contempladas, por isso a importância do fornecimento do vale-transporte ser resgatado (como uma prática que já foi adotada anteriormente no município), visando atender às gestantes e também pessoas em situação de Hipótese Diagnóstica (HD).