Vereador Cesar Silva cobra acessibilidade nos canteiros centrais das avenidas

por Comunicação publicado 21/09/2023 10h34, última modificação 21/09/2023 10h34
32ª Sessão Ordinária da 3ª Sessão Legislativa da 14ª Legislatura - 19/09/2023

Saber se a Prefeitura de Votorantim já realizou uma avaliação abrangente das faixas de pedestres e lombotravessias, situadas nas ruas e avenidas da cidade, para identificar aquelas que carecem de adaptação imediata no que se refere a acessibilidade. Esse é o tema do requerimento de autoria do vereador Cesar Silva (Cidadania), aprovado na sessão ordinária, desta terça-feira (19), na Câmara.

O parlamentar também questiona se há um cronograma definido para a implantação das adaptações necessárias em todas as faixas de pedestres e lombotravessias; quais são os prazos estipulados para cada etapa e se a Prefeitura pretende priorizar a adaptação nesses locais.
O direito à acessibilidade é garantido por diversos instrumentos legais, sendo um dos mais relevantes a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, também conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência, e a sua promoção reflete o compromisso e o respeito aos direitos de todos os cidadãos.
De acordo com Cesar Silva, o acesso a diversas faixas de pedestres e lombotravessias na cidade, não contemplam a livre passagem devido não ter o rebaixamento nas guias o que torna a travessia uma tarefa árdua e muitas vezes impossível para cadeirantes, pessoas com mobilidade reduzida, gestantes e aqueles que dependem de dispositivos de auxílio à locomoção.
“A falta de acessibilidade em nossas faixas de pedestres e lombotravessias principalmente em avenidas, não apenas representa uma barreira à inclusão, mas também coloca em risco a segurança e a integridade de todos os pedestres”, ressalta.
Diante disso o vereador espera que as medidas sejam tomadas para corrigir essa situação e garantir que todas as pessoas, independentemente de suas limitações físicas, tenham condições adequadas de atravessar as vias com segurança.