Thiago e Luciano pedem informações sobre cuidadores e auxiliares educacionais

por Comunicação publicado 25/08/2023 09h22, última modificação 25/08/2023 09h22
28ª Sessão Ordinária da 3ª Sessão Legislativa da 14ª Legislatura - 22/08/2023

Os vereadores Thiago Schiming (PSDB) – Presidente da Câmara Municipal de Votorantim – e Luciano Silva (Podemos) apresentaram requerimento em conjunto onde questionam o número de cuidadores e auxiliares educacionais disponibilizados na rede municipal de educação e qual o número de alunos atendidos.

Os parlamentares também indagaram sobre a capacitação exigida desses profissionais e se há a possibilidade de aumentar o número desses servidores nas escolas municipais.

Pedem, também, informações sobre o número de casos atendidos, bem como, fazer a confirmação da existência de mandados judiciais, e ainda, informar se há pagamento de multas por desatendimento a alguma ordem judicial; se há algum convênio ou recebimento de verbas do Estado ou da União para a efetivação desse atendimento especial; e se houve um aumento no número de contratação de cuidadores, entre os anos de 2021, 2022 e o primeiro semestre de 2023; e o envio de um quadro comparativo e em quais unidades os cuidadores estão atuando?

Ainda inseridos nos questionamentos, os parlamentares pedem informações sobre os cardápios nutricionais utilizados nas escolas municipais e se é possível disponibilizar, previamente, aos pais as informações sobre os cardápios.

Justificativas

Os vereadores Thiago Schiming e Luciano Silva informaram que pais de alunos com necessidades especiais estão preocupados com a situação, pois há alunos das escolas da rede municipal de ensino que não estão recebendo os cuidados necessários em razão da falta de cuidadores e auxiliares educacionais na rede.

Alguns pais precisam acionar o Poder Judiciário para fazer valer os direitos dos filhos em ter cuidador ou um auxiliar educacional. Entretanto, conforme dos pais, as ordens judiciais não vêm sendo cumpridas em Votorantim.

Problema semelhante ocorre com cardápio oferecido, visto que, alunos com necessidades especiais precisam ser acompanhados e, por vezes, a alimentação adequada não é disponibilizada.

Thiago e Luciano lembram que a inclusão social é uma de suas bandeiras parlamentares, por isso se juntaram aos pais na busca de seus direitos.