Surto de escorpião é assunto de requerimento do vereador Ita

por Comunicação publicado 21/09/2023 09h55, última modificação 21/09/2023 09h55
32ª Sessão Ordinária da 3ª Sessão Legislativa da 14ª Legislatura - 19/09/2023

Após ser procurado por inúmeros munícipes sobre o aparecimento constante de escorpiões em suas residências, até mesmo nas proximidades de escolas municipais dos bairros Vila Domingues, Jardim Serrano, Parque Santos Dumont, Parque Jataí e adjacências, o vereador Ita apresentou, em Sessão Legislativa, requerimento sobre o assunto.

Geralmente, eles surgem em locais com acúmulo de entulho e lixo, relacionados à presença de insetos e pragas dos mais diversos tipos. Além de vetores de doenças, como as baratas, existem insetos que causam problemas imediatos, podendo levar a pessoa à morte, como é o caso do escorpião.

Apesar de sensíveis aos inseticidas aplicados diretamente sobre eles, os escorpiões não são facilmente eliminados por meio das desinsetizações habituais, por conta de algumas características de seu comportamento.

No requerimento, Ita questiona se existe a possibilidade da Prefeitura de Votorantim realizar uma “Semana de Combate ao Escorpião”, a fim de combater o aparecimento deste artrópode invertebrado nas residências e escolas municipais.

“Diversas cidades do Estado de São Paulo tomaram medidas para combater o aparecimento de escorpião, além da conscientização sobre o problema. Tendo em vista também que locais com acúmulo de entulho e lixo são mais suscetíveis ao aparecimento de escorpiões, perguntei também para a Administração Pública se está prevista alguma ação de “cata treco” ou “cidade limpa” em Votorantim”, finaliza.