Rogério Lima quer saber quais Unidades Básicas de Saúde oferecem consultório odontológico

por Comunicação publicado 31/08/2023 14h42, última modificação 31/08/2023 14h42
29ª Sessão Ordinária da 3ª Sessão Legislativa da 14ª Legislatura - 29/08/2023

No requerimento de autoria do vereador Rogério de Lima (PP), aprovado na última sessão da Câmara Municipal, o mesmo questiona para que a administração municipal, por meio da Secretaria de Saúde, implante projetos nas escolas municipais e Unidades Básicas de Saúde Básicas de Saúde sobre a importância de ir ao dentista com mais frequência, assim como também, sobre os cuidados com a higiene bucal.

De acordo com o requerimento do vereador, a cárie é uma das doenças mais comuns entre as crianças. Por isso é importante ensinar as crianças, desde cedo, a cuidarem da saúde bucal. Esse cuidado de pais para filhos deve ser iniciado o mais rápido possível, pois os benefícios serão para o resto da vida.

A saúde bucal, bem como a higienização correta da boca são recomendações importantes para todos, haja vista que a não observância desses tópicos pode implicar em sérias doenças. A falta de cuidados vai além da perda dos dentes. Ao longo dos anos, a higiene bucal vem sendo entendida como de importância fundamental na prevenção de doenças, não só da boca, mas como de todo o organismo.

A boca é porta de entrada para diversas bactérias, e, quando em excesso acabam se disseminando por todo o corpo e podem comprometer a saúde em geral.

Moradores dos bairros mais distantes e carentes da cidade têm muitas dificuldades, quando necessitam de atendimento odontológico; e, muitas vezes, acabam sofrendo com a falta de orientações do Poder Público.

Para o vereador o setor competente, poderia, no mínimo, realizar ações de conscientização nas UBS’s dos bairros mais carentes, informado que uma simples rotina de higienização bucal é a forma ideal para manter uma boa saúde bucal, principalmente nas crianças.

O vereador ainda faz os seguintes questionamentos: Como são compostas as equipes de trabalho e de profissionais, em cada UBS que disponibiliza o atendimento odontológico em nosso município? Quantos pacientes receberam atendimento odontológico no ano de 2022? A Administração Municipal por meio da Secretaria de Saúde tem projetos para implantar algum programa de prevenção bucal nas UBS’s dos bairros?