Previsão orçamentária para 2024 é de R$ 735 milhões em Votorantim

por Comunicação publicado 10/11/2023 12h25, última modificação 10/11/2023 12h37

Previsão orçamentária para 2024 é de R$735 milhões em Votorantim

O orçamento para o próximo ano foi discutido em Audiência Pública com a participação de secretários municipais e vereadores

A Câmara Municipal de Votorantim, por meio da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento realizou nesta quarta-feira (08) Audiências Públicas para apresentação e discussão do Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA), de autoria do Poder Executivo, que estima a receita e fixa a despesa do município de Votorantim para o exercício de 2024.

Conforme os dados apresentados pela secretaria de Finanças, o orçamento municipal para o próximo ano está previsto em R$ 735, 1 milhões.

A audiência foi mediada pelo presidente da Comissão de Finanças e Orçamento do Legislativo, vereador Cirineu Barbosa (PMN) e pelos secretários de Governo, Junior Silveira, e de Finanças, Junki Rodrigo Yougui. Já os dados orçamentários foram apresentados pelo diretor de orçamento Anderson Luís Rocha e pelo contador Elmo Esteves de Souza Junior.

Na LOA são estabelecidos todos os gastos previstos pelo governo para o próximo ano, definindo o montante de recursos que se espera arrecadar e a forma como esses recursos serão aplicados pela administração municipal. De acordo com o vereador Cirineu Barbosa, o debate público é imprescindível para que o orçamento tenha coerência, e por esse motivo são realizadas as audiências. “São a ponte entre os vereadores e os munícipes, permitindo que todos os interessados possam participar das discussões”, ressaltou o parlamentar.

Conforme os dados apresentados, a previsão de distribuição para cada pasta ficou assim: R$16, 4 milhões destinados ao Poder Legislativo; R$ 44,023 milhões para Finanças; R$ 36,1 milhões para Serviços Públicos; R$ 34,2 milhões para pasta de Mobilidade Urbana; R$ 29,6 milhões destinados à Obras e Urbanismo; R$ 24,1 milhões para Administração; R$ 18,777 milhões para secretaria de Cidadania e Geração de Renda; R$ 11,9 milhões para a pasta de Negócios Jurídicos.

Já a F

Além disso, R$ 10,220 milhões serão direcionados para a Secretaria de Governo; R$ 9,8 milhões para Planejamento e Desenvolvimento; R$ 7,2 milhões serão destinados à Cultura e Turismo; R$ 5,8 milhões para Esportes e R$ 5,440 milhões serão destinados ao Meio Ambiente.

undação da Seguridade dos Servidores Públicos Municipais deve receber uma verba de R$ 109,2 milhões.

Presenças

Estiveram presentes também os secretários municipais: Alfredo Pissinato Júnior (Mobilidade Urbana); Carlos Mineiro (Cidadania e Geração de Renda); Gabriel Rangel (Administração); Henrique Aust (Negócios Jurídicos); Luiz Antônio Cares (Serviços Públicos); Manoel Corrêa Neto (Esportes); Marcelo Domingues (Cultura Turismos e Lazer); Cacilda de Mari Sbrana (Presidente da Fundação da Seguridade Social); Izilda Maris Chiozzotto de Moraes (Saúde); Lucélia Ferrari (Meio Ambiente); Mirian Zacarelli (Planejamento e Desenvolvimento e Obras e Urbanismo); Suad Aparecida Ribeiro Oliveira (Educação) e o comandante Leonardo da Guarda Civil Municipal (GCM).

Na primeira audiência, os vereadores Cesar Silva (Cidadania); Zelão (PT); Ita (Cidadania); Mauro Paulino Mendes (PTB) também participaram do encontro e os vereadores Pastor Lilo (União Brasil) e Gaguinho (PTB) representados por seus assessores. Já na audiência das 18h, o vereador Luciano Silva (Podemos) esteve presente fazendo seus questionamentos que foram respondidos pelos responsáveis por cada uma das pastas.

A matéria segue agora os trâmites internos do Legislativo e deve ser discutida e votada pelos parlamentares nas próximas sessões.