Prefeita Fabíola Alves decide não se apresentar para Comissão Processante

por Comunicação publicado 25/08/2023 14h02, última modificação 25/08/2023 14h02

A Comissão Processante (CP) da Câmara Municipal de Votorantim, que investiga possíveis irregularidades no aumento dos salários da prefeita Fabíola Alves (PSDB), e dos secretários municipais, não se reuniu nesta sexta-feira (25), como estava previsto.

Os integrantes da CP aguardavam o aceite da prefeita Fabíola Alves ao convite formulado oficialmente a ela, caso tivesse o interesse em comparecer à Câmara para prestar os seus esclarecimentos. O encontro seria nesta sexta-feira, às 9h, na sala de reuniões da Casa de Leis.

Na quarta-feira (23), o advogado da prefeita Fabíola Alves, Ricardo Vita Porto, protocolou na CP documento com o seguinte teor: “Fabíola Alves da Silva, já qualificada no processo em epígrafe, vem, respeitosamente, à presença desta d. Comissão Processante, manifestar desinteresse na realização de seu depoimento pessoal, uma vez que seus argumentos e esclarecimentos a respeito dos fatos se encontram adequadamente formulados por escrito”.

O presidente da Comissão Processante, vereador Luciano Silva (Podemos), informou que será agendada nova reunião da comissão, para que a ata da última reunião seja colocada em votação. “A partir de então, seguindo os ritos da CP, a prefeita terá o prazo de 5 dias para realizar suas manifestações finais e a partir daí nós iremos nos debruçar na produção do relatório final. Com o relatório em mãos, decidiremos a data para o julgamento e deliberação em plenário pelos vereadores”, explicou Luciano.

Na terça-feira (22), foram encerradas as oitivas das 10 testemunhas indicadas pela defesa da chefe do Executivo Municipal.

No decorrer desse processo, foram ouvidos os deputados federais Vitor Lippi (PSDB) e Jefferson Campos (PL); o prefeito de Capela do Alto, Péricles Gonçalves (PSDB), e o prefeito de Itu, Guilherme Gazzola (PL). Também prestaram depoimento os secretários municipais Gabriel Rangel e Henrique Aust, além dos advogados Gustavo Barata, Márcio Leme, Julia Galvão Andersson e João Leandro da Costa Filho.

A CP é presidida pelo vereador Luciano Silva (Podemos), tem o vereador Zelão (PT) como relator e o vereador Cirineu Barbosa (PMN) como membro.