Por iniciativa do vereador Gaguinho, Câmara de Votorantim aprova projeto de lei que declara a Utilidade Pública do Instituto Zeca Padeiro

por Comunicação publicado 11/08/2023 11h40, última modificação 11/08/2023 15h56
26ª Sessão Ordinária da 3ª Sessão Legislativa da 14ª Legislatura - 08/08/2023

Por unanimidade, a Câmara Municipal de Votorantim aprovou, na terça-feira (8), o Projeto de Lei Ordinária nº 043/23, que declara de Utilidade Pública o Instituto Zeca Padeiro

O Instituto Zeca Padeiro é entidade social beneficente. Inaugurado oficialmente em 14 de junho de 2022, o Instituto  presta serviços de assistência às famílias carentes de Votorantim, apor meio de doações de cestas básicas,  de roupas, cobertores, leite, kit enxovais para bebês, empréstimos de material hospitalar como cadeira de rodas, muletas, entre outros, além de promover cursos de qualificação às famílias, entre outras ações.

Atualmente, o Instituto Zeca Padeiro atende cerca de 150 famílias. Durante seu período de atividade, já promoveu vários cursos de qualificação profissional totalmente gratuitos.

Outras ações sociais importantes é o Varal Solidário, que tem como objetivo a doação de roupas para as famílias carentes, conscientização e prevenção do câncer de mama, entre outras.

O Instituto Zeca Padeiro também conta uma parceria com a Faculdade Anhanguera, que visa oferecer atendimento odontológico, tanto adulto, quanto infantil, gratuito àqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

O Natal Solidário também é outra ação social, realizada no mês de dezembro pelo Instituto, no qual são doados kits para todos as famílias assistidas, além de brinquedos para as crianças.

O Instituto leva o nome do ex-prefeito José de Oliveira Souza, popularmente conhecido como Zeca Padeiro, que sempre prezou pelo bem-estar de Votorantim, sempre voltado para o trabalho voluntário.

O Instituto Zeca Padeiro está situado na antiga residência de José de Oliveira Souza, casa histórica da cidade de Votorantim, espaço que sempre foi referência de apoio social à população, na rua Sorocaba, nº 805, na Vila Dominguinho, em Votorantim.