PL obriga estabelecimentos veterinários a denunciar maus tratos em animais

por Comunicação publicado 18/05/2023 09h50, última modificação 18/05/2023 09h57
15ª Sessão Ordinária da 3ª Sessão Legislativa da 14ª Legislatura - 16/05/2023

Mais um Projeto de Lei de autoria do vereador Cesar Silva (CIDADANIA) em benefício da causa animal foi aprovado na última sessão ordinária da Câmara Municipal. Desta vez o Projeto de Lei obriga os responsáveis por estabelecimentos de atendimento veterinário, que constatem indícios de maus tratos aos animais atendidos, em comunicar o fato de imediato à Polícia Civil.

De acordo com a propositura, os responsáveis por estabelecimentos de atendimento veterinário, ficam obrigados, a notificar à Polícia Civil, ou através da Delegacia Eletrônica de Proteção Animal (DEPA), os casos em que forem constatados indícios de maus-tratos contra animal.

Conforme o vereador, o Projeto de Lei tem a proposta de despertar a atenção de todos para o grande número de ocorrências de maus tratos aos animais. Os maus-tratos são constatados também, por Pet Shops e estabelecimentos que comercializam remédios e alimentos para animais.

O vereador explica que quando o profissional verificar maus-tratos a animais de qualquer espécie, sejam domésticos, domesticados, silvestres ou exóticos - como abandono, envenenamento, presos em correntes ou cordas curtas, mutilação, pânico, estresse, agressão física, animais debilitados ou desnutridos, em sendo profissional da área, deverá, de imediato comunicar as autoridades competentes.

A orientação é que o denunciante deverá lavrar Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia mais próxima da Clínica ou estabelecimento ou ligar para a polícia, denunciar ao Ibama, Vigilância Sanitária e Centro de Controle Zoonoses.

Por fim, a proposta do projeto é assegurar que os casos ou indícios de maus-tratos, e a comunicação dos indícios e dos fatos é essencial para que a polícia se movimente para salvar o animal que está sendo maltratado e para dar início ao processo de responsabilização dos agressores.