Moradores da Barra Funda pedem área de lazer e vereador cobra posicionamento da Prefeitura

por Comunicação publicado 11/06/2025 10h00, última modificação 16/06/2025 09h59
19ª Sessão Ordinária, da 1ª Sessão Legislativa, da 15ª Legislatura, realizada em 10/06/2025.

Foi aprovado na 19ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, realizada na terça-feira (10), requerimento de autoria do vereador Gaguinho (PMB), que solicita informações à Prefeitura sobre a possibilidade de transformar uma área localizada na Rua Gina Pontes Romero, altura do nº 289, no Conjunto Habitacional Dr. Eliseu Rodrigues Vieira, em um espaço de lazer e convivência para a comunidade.

Segundo o parlamentar, moradores da região têm reivindicado a implantação de uma praça com quadra poliesportiva, playground para crianças, academia ao ar livre e plantio de árvores no local, atualmente utilizado por crianças em condições precárias, cercado de mato alto, lixo e entulhos. “A ocupação adequada da área traria mais segurança, qualidade de vida e motivaria a população a preservar o espaço”, justificou Gaguinho.

No texto do requerimento, o vereador ressalta que o uso público do espaço é um direito garantido pela Constituição Federal, tanto no que diz respeito à livre circulação quanto ao lazer, assegurado como direito social no artigo 6º. Ele também critica a prática recorrente de cercar espaços públicos sob o argumento da segurança, destacando que isso pode refletir uma ação seletiva e excludente por parte do poder público.

O vereador questiona se a Administração Municipal pretende atender ao pedido da comunidade, e, em caso afirmativo, solicita o prazo previsto para a execução da obra e o valor estimado para sua realização. Caso não seja viável construir uma quadra poliesportiva, o requerimento também sugere, ao menos, a implantação de uma praça com playground e aparelhos de ginástica ao ar livre.